Saiba como montar um ferro velho de sucata: tenha um negócio de sucesso

Conheça mais detalhes sobre esse segmento que está em alta no mercado automotivo!

Ponta Grossa, 26 de maio de 2022, por Lorena Rogenski ─ Como montar um ferro velho de sucata? Considerado o sonho de muitos brasileiros, é abrir o próprio negócio e um dos melhores investimentos no momento é o ramo de reciclagem. Por isso, hoje o Guia do Ex-Negativado irá apresentar informações para montar um ferro velho.
Como montar um ferro velho de sucata
O primeiro passo de como montar um ferro velho de sucata é encontrar um bom ponto de funcionamento. É importante que esse local seja amplo, onde os profissionais consigam lidar com o desmanche e vender as peças retiradas.

O ferro velho deve ter um ambiente onde aconteça o desmanche, um local para a limpeza e a seleção das peças. Além disso, é necessário ter um local para o armazenamento e a loja em que as vendas acontecerão.

Outro ponto importante são os funcionários do ferro velho. É necessário ter uma pessoa responsável pelo desmanche, duas pessoas trabalhando na seleção, na etiquetagem e na higienização do ambiente. Também é importante um profissional para a loja e a supervisão do local.

Montar ferro velho sucata Saiba como montar um ferro velho de sucata: tenha um negócio de sucesso. Foto: Canva Pro

Leia também: Renda extra: como ganhar 500 reais por mês? Confira 7 ideias quentes
O que dá mais dinheiro no ferro velho
Um dos materiais que mais dão lucro em um ferro velho é o cobre. A sucata de cobre envolve os fios de computadores, por exemplo, assim como os de telefone e chicotes de automóveis.

O cobre é um material 100% reciclável, independentemente de sua utilização no dia a dia. Além disso, mesmo que passe por transformações em sua composição, ele não perde a qualidade e nem o desempenho.
Como funciona o desmanche de peças no ferro velho
Antes de comercializar peças desmanchadas, os profissionais precisam comprovar sua origem. Isso está estabelecido em uma Lei Federal que foi sancionada nos últimos anos.

Além disso, antes do desmanche acontecer, o veículo precisa estar credenciado pelo DETRAN. Por outro lado, segundo a Lei dos Desmanches, as regras são ainda mais rígidas no estado de São Paulo.

Toda a regularização que ronda essa regra pode dificultar a vida dos profissionais que atuam no ferro velho. Afinal, além de lidar com a parte do empreendimento, ele precisa ter mais profissionalização. Essas regras são importantes para combater a deslealdade.
O que se pode vender no ferro velho
Assim que abrir um ferro velho, os empreendedores do local podem comercializar os seguintes resíduos:

Metal Ferroso;
Metal Não Ferroso;
Sucata de Plástico;
Sucata de Papel e Papelão;
e Sucata de Eletrônicos.

Montar ferro velho sucata Saiba como montar um ferro velho de sucata: tenha um negócio de sucesso. Foto: Canva Pro

Os resíduos que mais se destacam no mercado de ferro velho são os seguintes: metais ferrosos e metais não ferrosos.

Entre os principais produtos, destacam-se, portanto, as peças de automóvel (aço) e lata de bebida (alumínio).

Além disso, o cobre também é uma ótima aposta para os empreendedores do segmento.

Gosta de investir? Confira a matéria de Ana Beatriz Hoffert, no blog Casa Vogue, e veja as dicas para aumentar o valor do seu imóvel para possíveis compradores.

Veja também: Saiba quanto custa um casamento no civil e as taxas inclusas no processo
O que COMPRAR e REVENDER COM APENAS 100 REAIS?? Eu te ajudo na escolha! (Veja as DICAS PARA LUCRAR)

Comments are closed.