Home office para mães e pais: medida dá prioridade a pais de filhos até 4 anos

Entenda como funciona o trabalho remoto nesses casos, e saiba quem tem direito à essa medida!

Curitiba, 07 de junho de 2022, por Ana Follmann – Desde março deste ano está em vigor uma medida que garante o home office para mães e pais de forma prioritária. Saiba hoje, no Guia do Ex-Negativado, como funciona essa previsão na teoria e na prática e veja se você tem direito.

O home office ou trabalho em casa ganhou força especialmente a partir de 2020, quando teve início a pandemia de Covid-19. Assim, por medida de segurança, muitos trabalhadores passaram a exercer atividades laborais em casa.

Apesar disso, esse tipo de trabalho ainda possuía lacunas à época. E foram elas que a MP 1108/2022 procurou superar ao trazer novas previsões e, também, alguns direitos adicionais aos pais de crianças pequenas.
Como funciona o home office prioritário para pais e mães?
A Medida Provisória de número 1108/2022 entrou em vigor esse ano. Ela trouxe uma série de previsões sobre o trabalho remoto e, junto a isso, criou um direito especial para pais e mães de crianças pequenas.

Segundo a MP, a empresa que aderir ao home office deve dar prioridade a esse tipo de trabalho aos funcionários que possuam filhos com até 4 anos de idade.

Home office para mães e pais: medida dá prioridade a pais de filhos até 4 anos. Foto: Canva Pro

Leia também: Seguro-desemprego pode ser bloqueado por dívida do trabalhador? Entenda já
Então há obrigatoriedade de concessão de home office para pais e mães?
A resposta é não. A MP não fala em obrigatoriedade, e sim em prioridade. Ou seja, a empresa não tem obrigação de permitir aos trabalhadores o trabalho remoto, em casa.

Contudo, caso venha a aderir, ainda que em parte, ao trabalho remoto, a preferência será dos trabalhadores com deficiência e, também, daqueles que possuam filhos com até 4 anos de idade.

Além disso, o trabalhador pode se recusar a prestar o serviço remoto. Isto é, mesmo que ele tenha prioridade, pode abrir mão dela e negociar com a empresa para manter o trabalho presencial, caso seja melhor para si mesmo.
Medida que institui home office prioritário para quem tem filhos não é definitiva
Por fim, vale ressaltar que o home office prioritário para pais e mães de crianças com até 4 anos não é algo definitivo. Afinal, surgiu a partir da edição de uma Medida Provisória.

Esta, então, tem duração de até 120 dias. Uma vez que entrou em vigor em 28/03/2022, terá vigência até 25/07/2022. Ela somente terá prorrogação e se tornará definitiva caso tenha aprovação pelo Congresso Nacional até essa data-limite.

Confira também: Qual trabalhador tem direito ao salário-família? Saiba se pode receber
FAÇA RENDA EXTRA já com essas IDEIAS INCRÍVEIS DE ARTESANATO (não precisa ser profissional da área)
Para conseguir ter uma renda extra com artesanato, é essencial conhecer as tendências do mercado atual.

Assim, mesmo que você não seja um profissional da área, mas por acaso venha descobrir os produtos que consumidores procuram, um caminho interessante pode se formar em sua frente.

Portanto, de obter uma boa forma de terapia trabalhando com artesanato, segue junto a chance de levantar uma boa grana em tempos difíceis, não é mesmo?!

Veja o vídeo e conheça algumas boas ideias para faturar uma grana extra na área!

Comments are closed.