Jovem aprendiz pode trabalhar aos sábados e domingos? Entenda

Conheça os direitos dos aprendizes

Curitiba, 07 de junho de 2022, por Ana Follmann – Os aprendizes têm uma série de direitos e proteções garantidos por lei. Nesse sentido, o jovem aprendiz pode trabalhar aos sábados e domingos ou há restrição para isso? Saiba a resposta hoje, aqui no Guia do Ex-Negativado.

O contrato de aprendizado se volta aos estudantes que tenham entre 14 e 24 anos. Essa limitação etária apenas não se aplica para jovens deficientes, que podem exercer papel de aprendizes a qualquer tempo.

O objetivo desse vínculo de aprendizagem, então, é de formação técnico-profissional. Desse modo, visa o desenvolvimento do estudante para entrada no mercado de trabalho.
Jovem aprendiz pode trabalhar aos sábados e domingos?
A resposta é sim! A lei não determina qualquer tipo de restrição para que os jovens aprendizes prestem serviços aos finais de semana.

Contudo, para que isso seja possível, é necessário que eles trabalhem em empresa que conte com autorização legal ou de autoridade competente para o exercício dessas atividades.

Aliás, tal autorização não se refere ao jovem aprendiz, necessariamente, mas sim à empresa toda. Caso ela inexista, o trabalho aos finais de semana carece de permissão para todos os tipos de colaboradores.

Além disso, para que o jovem aprendiz possa trabalhar aos sábados e domingos é indispensável que ele tenha folga compensatória durante a semana.

Jovem aprendiz sábados domingos Jovem aprendiz pode trabalhar aos sábados e domingos? Entenda. Foto: Canva Pro

Leia também: Qual trabalhador tem direito ao salário-família? Saiba se pode receber
Conheça outros direitos do jovem aprendiz
A lei não impede que os jovens aprendizes prestem serviços aos finais de semana. Contudo, ela traz outras previsões que os protegem.

Por exemplo, a CLT proíbe que aprendizes prestem horas extras. No seu artigo 432, ela prevê a impossibilidade de trabalho além da jornada contratual, bem como da compensação de horários.

Igualmente, a lei prevê uma série de outros direitos que o jovem aprendiz possui e que refletem em benefícios financeiros. Por exemplo, ele tem direito ao FGTS (Fundo de Garantia) na proporção de 2% ao mês.

Também, recebe décimo terceiro salário e vale-transporte. Possui direito à jornada máxima de até 6 horas diárias (até o final do ensino fundamental) ou 8 horas ao dia para quem já cursa o ensino médio.

Além disso, mesmo que o jovem aprendiz possa trabalhar aos sábados e domingos, ele tem direito ao repouso semanal remunerado e não pode prestar horas extras.

Confira ainda: Veja como fazer o saque extraordinário do FGTS em 2022
FAÇA RENDA EXTRA já com essas IDEIAS INCRÍVEIS DE ARTESANATO (não precisa ser profissional da área)
Para conseguir ter uma renda extra com artesanato, é essencial conhecer as tendências do mercado atual.

Assim, mesmo que você não seja um profissional da área, mas por acaso venha descobrir os produtos que consumidores procuram, um caminho interessante pode se formar em sua frente.

Portanto, de obter uma boa forma de terapia trabalhando com artesanato, segue junto a chance de levantar uma boa grana em tempos difíceis, não é mesmo?!

Veja o vídeo e conheça algumas boas ideias para faturar uma grana extra na área!

Comments are closed.