Qual motorista tem direito à aposentadoria especial? Entenda

Veja como se aposentar com menos tempo de serviço

Curitiba, 05 de junho de 2022, por Ana Follmann – Em alguns casos o motorista tem direito à aposentadoria especial. Conheça quais são eles e os requisitos para isso aqui no Guia do Ex-Negativado.

Essa modalidade de aposentadoria é mais benéfica que as demais pelo fato de requerer menos tempo de serviço. Afinal, ela se volta a profissões cujas atividades tenham exposição ao perigo ou à insalubridade.

Desse modo, a aposentadoria especial compensa o trabalhador que trabalhou em exposição aos riscos à saúde permitindo-lhe que se aposente antes. Continue lendo e veja quando o motorista tem direito a ela.
Quando o motorista tem direito à aposentadoria especial?
A resposta para essa pergunta depende das condições de trabalho do motorista. Isto é, se as suas atividades ocorriam em exposição a riscos à integridade física e à vida. Ou, então, à saúde, como é o caso da insalubridade.

Portanto, tem direito a se aposentar de modo especial os motoristas que trabalharam em condições insalubres ou perigosas.

O mais comum é que esse tipo de aposentadoria seja conquistado por esses trabalhadores em razão da exposição a ruído e vibrações. Para isso, então, esses fatores devem ocorrer acima dos limites estipulados por lei.
Afinal, qual o motorista pode ter aposentadoria especial?
Tanto motoristas de ônibus quanto os de caminhões podem ter direito à aposentadoria nesses moldes. Para isso, basta que requeiram o benefício no Meu INSS e comprovem a exposição à insalubridade acima dos limites permitidos por lei.
O que fazer para se aposentar de modo especial?
 

motorista tem direito à aposentadoria especial Qual motorista tem direito à aposentadoria especial? Entenda – Foto: Canva

Para isso é necessário cumprir uma série de requisitos. Por exemplo, o tempo mínimo de serviço em condições insalubres, bem como a idade mínima. Igualmente, é necessário comprovar a exposição aos agentes insalubres.

Leia também: Como Comprovar Insalubridade Para Se Aposentar? Entenda Agora
Quantos anos o motorista deve ter para obter aposentadoria especial?
Novamente, isso varia. Afinal, em 2019 ocorreu a Reforma da Previdência, que gerou alterações sobre esse formato de aposentadoria.

Veja, então, quais são os requisitos de idade e tempo de serviço para o motorista se aposentar de modo especial:

Até 12/11/2019: 25 anos de trabalho em condições especiais (sem idade mínima ou pontuação mínima);
Para quem já trabalhava como motorista em 12/11/2019, entram as regras de transição: 25 anos de atividade especial + 86 pontos (soma do tempo de atividade especial, idade e contribuição ao INSS);
Por fim, para quem passou a trabalhar em atividade especial após 12/11/2019: 25 anos como motorista + 60 anos de idade.

Assim, é necessário cumprir essas condições, de acordo com cada caso, para que o motorista tenha direito à aposentadoria especial.
FAÇA RENDA EXTRA já com essas IDEIAS INCRÍVEIS DE ARTESANATO (não precisa ser profissional da área)
Para conseguir ter uma renda extra com artesanato, é essencial conhecer as tendências do mercado atual.

Assim, mesmo que você não seja um profissional da área, mas por acaso venha descobrir os produtos que consumidores procuram, um caminho interessante pode se formar em sua frente.

Portanto, de obter uma boa forma de terapia trabalhando com artesanato, segue junto a chance de levantar uma boa grana em tempos difíceis, não é mesmo?!

Veja o vídeo e conheça algumas boas ideias para faturar uma grana extra na área!

Comments are closed.