Deixe a hora do lanche mais saborosa com o pastelão de forno; saiba como preparar a receita

Aprenda a fazer esse prato delicioso e super fácil

Salvador, 26 de maio de 2022, por Ana Cláudia Araújo – O pastelão de forno é um delicioso preparo para servir como lanche ou até mesmo no jantar. Então, para aprender a fazer essa receita, confira a matéria de hoje do News Cotidiano, blog do site É Mais MT.

Veja, logo em seguida, os detalhes a respeito desse prato que fica pronto em 90 minutos e rende até 6 porções.
Como fazer pastelão de forno
Quer se deliciar com um prato saboroso, fácil de fazer e que sai do jeito tradicional de preparar esse tipo de alimento? Basta aprender a fazer o pastelão de forno. Portanto, siga na leitura da matéria para conferir a lista de itens necessários para fazer a receita e também o passo a passo do modo de preparo.

Leia mais, logo depois: Pão de frigideira com ovos mexidos para o café da manhã; receita completa para começar o dia
Ingredientes
Pastelão de forno Aprenda a receita do pastelão de forno. Foto: Canva Pro

3 xícaras de chá de farinha de trigo;
1 gema de ovo;
6 colheres de sopa de óleo;
30 gramas de fermento biológico;
1 colher de chá de açúcar;
1/2 sachê de caldo sazón
1/2 xícara de chá de água morna.

Para o recheio:
300 gramas de carne moída;
1 colher de sopa de óleo.
2 tomates picados;
1 cebola picada;
1/2 sachê de caldo sazón;
Pimenta do reino a gosto;
Sal a gosto;
Orégano a gosto.
Modo de preparo
Primeiramente, coloque em uma tigela o fermento biológico e o açúcar e use uma colher para ir misturando até dissolver por completo os tabletes. Logo depois, acrescente a água, óleo e o caldo sazón. Volte a misturar para incorporar esses itens.

Em seguida, vá aos poucos adicionando a farinha de trigo. É ideal não colocar tudo de vez para não acabar engrossando demais e assim dificultar chegar no ponto ideal da massa. Sove até que a massa fique homogênea, lisa e sem grudar nas mãos. Depois disso, cubra com um pano ou filme plástico e deixe descansando para dobrar o volume.

Enquanto a massa está descansando, se adiante para fazer o recheio do pastelão. Em uma panela, ligada no fogo médio, acrescente a manteiga e deixe derreter. Em seguida, coloque a cebola picada para refogar. Depois disso, também acrescente o tomate e deixe mais três minutos refogando.

Pegue o restante do caldo sazón e coloque na panela junto com a carne. Deixe cozinhar até secar por completo a água. Misture bem, desligue o fogo e deixe em descanso até esfriar. Pegue a massa e jogue farinha de trigo em uma superfície para poder abri-la. Na massa aberta, coloque o recheio de carne e feche, como se fosse um rocambole. Pressione bem as bordas e faça a marca com os dedos.

Pegue a gema do ovo, pincele toda a massa e coloque em uma assadeira. Pré-aqueça o forno a 180ºC, ou seja, em temperatura média, e leve para assar por 35 minutos, até que fique bem douradinho por cima. Depois desse tempo, retire do forno, deixe esfriar só um pouquinho e depois leve para servir.
Sugestão de acompanhamento
Sirva esse delicioso pastelão de forno acompanhado de refrigerante bem geladinho, ou caso não consuma esse tipo de bebida, pode ser um suco de frutas do sabor da sua preferência. Fica perfeito servir no lanche ou até mesmo no jantar. Se quiser acompanhar com batatas fritas fica espetacular.

Uma coisa importante a respeito desse preparo é que a receita acima, na parte do recheio, se trata de uma sugestão. Ou seja, você pode trocar por outros recheios que preferir — frango, queijo e presunto, atum, camarão, entre outros.
Regras básicas para uma massa perfeita
Que tal aprender a fazer a massa perfeita? É isso que você poderá conferir nessa matéria do UOL, publicada em 20/05/2022. Veja logo a seguir!

Confira outro texto, em seguida: Moqueca capixaba: a receita que você estava procurando para incrementar sua refeição
Veja como fazer um recheio de frango universal para usar em vários preparos

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito ler mais