Para Você
Carregando...

Peixinho-da-Horta: a surpreendente planta com sabor de peixe

O Peixinho-da-Horta é uma planta com sabor surpreendente. (Fonte: Canva/Reprodução)

Curitiba, 10 de junho, sexta-feira, por Bruno Dias — As Plantas Alimentícias Não Convencionais, também conhecidas como PANCs, ganharam fama nos últimos anos por serem uma alternativa de alimentação não muito convencional, mas que pode trazer surpresas para quem a experimenta. Um desses exemplos e que tem particularidades no seu sabor, é o Peixinho-da-Horta.

Antes de mais nada, saiba que aqui no Vida de Casa você vai conhecer mais sobre o que é essa planta, como cultivar uma muda dentro da sua casa e dicas de preparo desse alimento.

Sendo assim, não deixe de conferir essa matéria que está bombando na internet: Mofo na mochila: veja como removê-lo de uma vez por todas!
O que é o Peixinho-da-Horta
De antemão, saiba que o peixinho-da-horta é uma planta que se popularizou nos últimos anos por ter sabor, visual e textura que se assemelham a de um peixe. Também conhecida como planta peixinho, orelha-de-lebre, orelha-de-porco, Lambari-de-folha ou Lambarizinho, esse alimento é uma excelente alternativa para pessoas que seguem dietas veganas, vegetarianas ou apenas querem diminuir o consumo de carne animal.

Outra característica que faz esse alimento ser muito interessante para consumo, são as suas propriedades benéficas para saúde. Essa é uma planta rica em ferro e fibras, além de ser antioxidante, o que a torna opção nutritiva.

A princípio, não deixe de ler essa matéria que está dando o que falar na internet: Carne: descubra se ela está estragada com algumas dicas!
Dicas para cultivar o Peixinho-da-Horta
Além de todas as propriedades nutritivas e do sabor surpreendente, essa planta é de fácil cultivo. Nativo de países da região do Cáucaso, o Peixinho se desenvolve bem em temperaturas não muito extremas, indicado para os territórios com climas amenos. Aqui no Brasil, o Sul, Sudeste e Centro-Oeste são os locais mais propícios para o seu plantio.

A colheita das folhas para consumo deve acontecer somente após a planta atingir um tamanho por volta de 15 centímetros. Além disso, uma dica é cultivar em solos que estejam ricos de matéria orgânica, em locais frescos e sem incidência direta do sol.

Por fim, não deixe de ver essa matéria que está bombando em toda web: Cebola caramelizada: aprenda fazer essa receita deliciosa!
Como preparar o Peixinho-da-Horta
Sobre o seu preparo, a melhor forma de consumir o Peixinho da Hora é empanando, da forma como desejar, e fritar em óleo quente. Outra forma interessante é misturar esse alimento à salada, junto a outras folhas e hortaliças. Por fim, outra opção é infusionar a planta para a preparação de chás.

Bruno Dias: Meu nome é Bruno Dias e tenho 22 anos. Sou redator, e apaixonado por música. Sugestões de pautas podem ser encaminhadas para o meu email: brunodgaldino@gmail.com

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

Ler