Agrião faz bem para a visão: confira mais vantagens dessas saborosas folhas

Agrião (reprodução Canva Pro)

Salvador, 06 de junho de 2022, por Raíly Fortunato. O Nasturtium Oficinale, também conhecido por agrião, é uma hortaliça popular facilmente encontrada nas feiras livres e supermercados. De folhas pequenas e com sabor levemente picante, a hortaliça é bastante utilizada em preparos de caldos, sopas e saladas também. Apesar de não agradar o paladar de todos devido ao seu sabor levemente amargo, o agrião ganha a atenção por seus benefícios.

Portanto, você conhece os benefícios que o consumo do agrião pode proporcionar à saúde? Confira em nossa matéria a lista de vantagens para você acrescentar a partir de hoje essa hortaliça crucífera em sua alimentação, além das melhores formas de consumo.

Acesse já: Conhece a pupunha? Saiba tudo sobre essa fruta agora mesmo
Benefícios do agrião
Alimento considerado de baixa densidade calórica, o agrião possui apenas 23 calorias em uma porção média de 100g de folhagens. Ademais, contém nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, como a vitamina A, C E e K, proteínas e fibras, Além de ser fonte de minerais como ferro, magnésio, fosforo, potássio e cálcio também
É fonte de antioxidantes
Os antioxidantes são compostos essenciais que protegem o organismo contra danos celulares causados pela ação dos radicais livres, levando a célula ao estresse oxidativo. Todavia, de acordo com Samantha Cerquetani, em parceria com o site Uol, em 01 de novembro de 2021, o agrião é rico nesse tipo de composto.

Assim, ao consumir agrião você preserva a saúde das células, evitando doenças crônicas como a diabetes. Ademais, a hortaliça também possui isotiocianatos que igualmente, mantém as células longe de danos.
Fortalece os ossos
Além disso, o agrião também é fonte da vitamina K, essencial para a manutenção da saúde óssea. Isso ocorre pois o vegetal contém a filoquinona, chamada vitamina K1 presente na maioria das folhagens verdes como couve, brócolis, incluindo o agrião. Assim, essa substância lipossolúvel auxilia na fixação do cálcio no organismo, ajudando na formação e fortalecimento ósseo. Portanto, ajudando na prevenção de doenças ósseas generativas, como a osteoporose.
Garante a saúde dos olhos
Além disso, o agrião também é fonte de retinol, a conhecida vitamina A, essencial para garantir a saúde dos olhos. Dessa maneira, contribui para a lubrificação ocular, mantém a córnea clara e melhora a visão de baixa luz devido à rodopsina, pigmento essencial para a visão.

Além disso, possui também boas quantidades de luteína, zeaxantina e carotenoides, importantes para a proteção da retina ocular. Portanto, a hortaliça contribui para a redução de riscos como doenças oftalmológicas como a degeneração macular e catarata.

Confira também: Saiba por que você deve dar uma chance ao suco de gengibre; benefícios e como fazer
Evita hemorragias
E não para por aí, a vitamina K ,presente no vegetal mais uma vez contribui com um benefício para seu organismo. Por estar presente em ótimas quantidades no agrião, a vitamina K detém a capacidade e manter a coagulação normal do sangue. Isso porque ela é necessária para a síntese de proteínas que ajudam a controlar o sangramento (fator de coagulação).

Assim, ingerir regularmente alimentos como o agrião, afasta a possibilidade de desenvolver deficiência de vitamina K, evitando problemas como hemorragias. Porém, atente-se! A ingestão em excesso da vitamina K pode gerar riscos justamente para quem tem problemas relacionados à coagulação. Afinal, isso interfere na ação de alguns medicamentos. Portanto, consulte sempre um médico ou farmacêutico para melhores informações.

Agrião (reprodução Canva Pro)
Fonte de vitamina A, C e K
Por serem potentes antioxidantes, essas três substâncias podem atuar como uma fórmula natural de beleza. Logo, as vitaminas A, C e K reduzem o estresse oxidativo das células, prevenindo o envelhecimento precoce, e consequentemente, melhorando a saúde da derme,. Por sua ação é possível evitar o aparecimento de rugas e a flacidez. Além disso, o ácido ascórbico, ou seja, a vitamina C em especial é essencial para a produção de colágeno na pele, essencial para um efeito rejuvenescedor.
Como consumir o agrião
O agrião é geralmente utilizado na forma crua em salada, patês e sucos, ou pode ser cozido em refogados, sopas ou até omeletes. Todavia, a hortaliça também pode ser utilizado em forma de xarope ou chá para o tratamento caseiro para tosse. Nesse caso, confira o modo de preparo.
Xarope de agrião
Acrescente 250 ml de suco puro de agrião processado em um liquidificador, 1 xícara de mel em uma panela e deixe ferver e fogo baixo até garantir uma textura viscosa. Após esse processo, ao ficar morno, adicione 5 gotas de própolis. Finalmente, o ideal é tomar 1 colher de sopa três vezes ao dia até a melhora dos sintomas da tosse.
Chá de agrião
Em água fervente, adicione ½ xícara de chá das folhas e do talo de agrião. Assim, tampe e deixe em infusão por cerca de 10 minutos para que os nutrientes se concentrem no chá. Dessa forma, você pode coar e adoçar com uma colher de sopa de mel. Assim, beba o chá três vezes ao dia nos horários que preferir.

Por fim, nós do portal Agro Noticias esperamos que você tenha aprendido todos os benefícios que o agrião pode proporcionar a manutenção da sua saúde. Ademais, que saiba também as melhores formas de realizar o consumo da hortaliça, de modo a garantir todos seus nutrientes.

Não deixe de ver: Conheça os ótimos benefícios da semente de chia para a saúde: aproveite e confira algumas dicas de consumo

Raíly Oliveira Fortunato: Sou da Bahia, já estudei em escola técnica em Agroecologia, sou simpatizante da área e adoro estar em contato com a natureza e os animais. No momento, estou em graduação na Universidade Federal da Bahia. Espero poder utilizar os conhecimentos adquiridos e o gosto pela escrita e leitura de modo a ajudar cada vez mais as pessoas e me manter em constante aprendizado também nesta plataforma.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais