Plantas frutíferas em vaso: conheça 3 melhores espécies para cultivar no seu quintal e pare de consumir alimentos com agrotóxicos

plantas frutíferas em vaso-Foto: Canva pro

Montes Claros, 24 de junho de 2022, por Diego Rodrigues- Cultivar plantas frutíferas em vaso é a alternativa perfeita para quem não dispõe de um espaço grande no quintal. Aliás, o processo é bem mais simples que o praticado na cultura tradicional. Por isso, hoje vamos mostrar 3 espécies mais indicadas para este caso, onde até mesmo quem nunca plantou irá conseguir fazer a sua árvore frutificar.

Além de trazer um pouco mais de verde para o ambiente, cultivar plantas frutíferas em vaso também beneficia diretamente a saúde. Pois, como não há a aplicação de agrotóxicos nos vegetais, os frutos serão 100% orgânicos. Desse modo, você poderá extrair tanto o sabor real, quanto os nutrientes essenciais da fruta.

Você também pode gostar: Você sabia que cacto-macarrão floresce e dá frutos? Aprenda como cultivar esta planta exótica do jeito certo
Plantas frutíferas em vaso: 3 espécies mais recomendadas
Vamos iniciar já com uma dica extra, ou seja, além das 3 espécies que mostraremos abaixo, o Agro Notícias recomenda experimentar o cultivo do limão siciliano em vaso. Ele se adapta muito bem a um recipiente com solo bem adubado e úmido. Além disso, se desenvolve tanto em climas frios quanto em regiões mais quentes.

plantas frutíferas em vaso-Foto: Canva pro
1. Jabuticabeira
A jabuticabeira pode cumprir dois papéis, quando cultivada em vaso. O primeiro é: ornamentar o espaço, já que o seu formato de “bonsai” e seus frutos ao longo do caule, dão um charme a mais para o ambiente. Em segundo lugar, o consumo dos seus frutos ajuda a fortalecer o sistema imunológico, pois eles possuem propriedades antioxidantes e muitas vitaminas.

Saiba mais: Flor-de-jericó ou “rosa-da-ressurreição”: Aprenda como cultivar em casa e conheça os mistérios dessa planta
2. Pode cultivar acerola em vaso?
Sim, na verdade, assim como o limão siciliano, o pé de acerola se desenvolve muito bem em vaso. Para isso, basta que o recipiente tenha no mínimo 50 cm de profundidade e tenha uma mistura de terra vegetal e areia. Outro ponto positivo dessa planta é o seu crescimento rápido.
3. Pitangueira
A pitangueira não poderia ficar de fora da nossa lista de plantas frutíferas em vaso. Aliás, de acordo com um artigo publicado por Nathalia Inson, no site Viva Decora, em 1 janeiro de 2020, a planta delimita o seu tamanho de acordo com as medidas do recipiente. Contudo, isso não altera o sabor e a qualidade dos seus frutos. Desse modo, basta deixar o vaso em um local ensolarado e manter a terra úmida na maior parte do dia.

Veja também: Tentou plantar babosa pela folha e não conseguiu? Entenda as causas do fracasso e aprenda fazer do jeito certo

Diego Rodrigues Pereira: Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais