Montes Claros, 19 de junho de 2022, por Diego Rodrigues – Quem é apaixonado por plantas exóticas vai se amarrar nessa dica. Pois, hoje vamos falar do excêntrico cacto-macarrão, a opção perfeita para ornamentar jardins verticais e varandas. Sendo assim, acompanhe e veja o que é necessário para ter o vegetal sempre verdinho em sua casa.
Além de ser de fácil cultivo, o cacto-macarrão é uma espécie perene, ou seja, sobrevive por longos anos. Na natureza, ele cresce sobre o tronco de outras árvores, assim como as orquídeas e seus galhos finos e pendentes podem alcançar os 2 metros de comprimento. Contudo, a boa notícia é que dá pra cultivar a espécie em vaso e, portanto, é o que você vai aprender agora.
Veja também: Flor-de-jericó ou “rosa-da-ressurreição”: Aprenda como cultivar em casa e conheça os mistérios dessa planta
Como cultivar o cacto-macarrão em vaso
Outro fato muito curioso a respeito desse cacto é que ele produz algumas frutinhas redondas na cor branca ou rosa, o que é um grande atrativo para aves e pássaros. Além disso, solta lindas flores esbranquiçadas ao longo dos seus terminais durante a primavera. Ou seja, a planta é realmente surpreendente.
Qual é o melhor vaso para o cacto-macarrão
O cacto-macarrão adora vasos de fibras de cascas de coco. Entretanto, caso não seja possível, pode-se utilizar os de plástico mesmo, desde que tenham alças para pendurar. É imprescindível que os recipientes tenham furos para a drenagem de água. O tronco seco também é uma ótima opção, principalmente para a decoração.
Saiba mais: Aprenda como cuidar do lírio-da-paz de uma vez por todas: tenha sucesso absoluto com estas dicas infaliveis
Qual é o solo ideal
Sem dúvidas, o substrato para orquídeas epífitas é o solo ideal para o ripsális-macarrão. Aliás, de acordo com um artigo publicado por Luiza Queiroz, no site Casa Vogue, em 07 de abril de 2021, deve-se misturar ¼ de areia ao substrato. Isso é para facilitar a drenagem.
Onde deixar o cacto
Essa espécie suporta desde o frio intenso até as altas temperaturas do verão. Nesse sentido, escolha um lugar bem iluminado para pendurá-lo. O Agro Notícias lembra que quanto maior for a luminosidade do ambientes, maior será o crescimento e floração da planta.
Quando regar e onde deixar o cacto
Diferente dos seus parentes mais próximos, o cacto-macarrão precisa ser regado com maior frequência. Porém, não exagere nas quantidades de água, molhe a terra somente para mantê-la úmida por mais tempo. Cerca de 2 a 3 vezes por semana já é um suficiente.
Você também pode gostar: A perfeita suculenta colar-de-pérola: veja o guia completo de como cuidar dessa linda planta
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.