Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
plantar babosa pela folha-Foto: Canva Pro
plantar babosa pela folha-Foto: Canva Pro

Tentou plantar babosa pela folha e não conseguiu? Entenda as causas do fracasso e aprenda fazer do jeito certo

Montes Claros, 18 de junho de 2022, por Diego Rodrigues- Se você tentou plantar babosa pela folha e não conseguiu, saiba que não é o único a passar por isso. Entretanto, hoje vamos te ajudar a identificar o erro e ensinar como fazer o galho da aloe vera criar raízes. Sendo assim, acompanhe e veja como aumentar as chances de sucesso.

O primeiro passo para aprender como plantar babosa pela folha é entender que se você apenas enfiar o galho na terra, a planta morrerá antes de criar raízes. Isso acontece por conta da alta umidade presente nas folhas e no gel da babosa. No entanto, há como contornar esta situação com alguns truques simples. Veja a seguir !
Veja como é simples plantar babosa pela folha
De acordo com o site Wikihow, o galho a ser plantado deve ser retirado de uma planta que tenha no mínimo 8 centímetros de comprimento. Além disso, o vegetal deve estar sadio e sem a presença de fungos. O Agro Notícias também recomenda esterilizar a faca ou tesoura antes de realizar o corte no vegetal. Isso é para evitar a contaminação das folhas.

plantar babosa pela folha-Foto: Canva Pro plantar babosa pela folha-Foto: Canva Pro
Preparando a folha para o plantio.
Primeiro, escolha uma folha que não esteja machucada e nem amarelada. Em seguida, corte-a em 3 ou 4 pedaços. Descarte aquela ponta fina, já que essa parte costuma ser mais difícil para pegar. Uma boa dica seria fazer o mesmo procedimento com mais galhos.

Saiba mais: Aprenda como plantar aspargo para durar 25 anos: veja como cultivar esses caules macios e nutritivos em seu quintal
Como plantar a folha
Primeiro, faça uma mistura com 2 partes de terra vegetal, 1 parte de areia e ½ de substrato. Você também pode passar hormônio para enraizamento de plantas na parte a ser enfiada na terra (isso é opcional). Assim, após preparar o solo, coloque-o em um vaso e enfie os pedaços da folha formando fileiras. Faça uma rega e pronto!

Veja também: Flor-de-jericó ou “rosa-da-ressurreição”: Aprenda como cultivar em casa e conheça os mistérios dessa planta
O que fazer após o plantio da babosa
Após plantar babosa pela folha, coloque o vaso em um local onde haja incidência de sol o dia todo. Mantenha o solo úmido no primeiro mês, até saírem os primeiros brotos. A propósito, é comum que durante o desenvolvimento das raízes, as folhas fiquem com um aspecto seco, mas, isso é normal. Geralmente, após 60 dias você já terá vários pés de babosa.

Você também pode gostar: Como cuidar da planta rosa-do-deserto? Aprenda em 3 passos e veja sua planta florir como nunca antes

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.