Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
plantas frutíferas em vaso-Foto: Canva pro
plantas frutíferas em vaso-Foto: Canva pro

Plantas frutíferas em vaso: conheça 3 melhores espécies para cultivar no seu quintal e pare de consumir alimentos com agrotóxicos

Montes Claros, 24 de junho de 2022, por Diego Rodrigues- Cultivar plantas frutíferas em vaso é a alternativa perfeita para quem não dispõe de um espaço grande no quintal. Aliás, o processo é bem mais simples que o praticado na cultura tradicional. Por isso, hoje vamos mostrar 3 espécies mais indicadas para este caso, onde até mesmo quem nunca plantou irá conseguir fazer a sua árvore frutificar.

Além de trazer um pouco mais de verde para o ambiente, cultivar plantas frutíferas em vaso também beneficia diretamente a saúde. Pois, como não há a aplicação de agrotóxicos nos vegetais, os frutos serão 100% orgânicos. Desse modo, você poderá extrair tanto o sabor real, quanto os nutrientes essenciais da fruta.

Você também pode gostar: Você sabia que cacto-macarrão floresce e dá frutos? Aprenda como cultivar esta planta exótica do jeito certo
Plantas frutíferas em vaso: 3 espécies mais recomendadas
Vamos iniciar já com uma dica extra, ou seja, além das 3 espécies que mostraremos abaixo, o Agro Notícias recomenda experimentar o cultivo do limão siciliano em vaso. Ele se adapta muito bem a um recipiente com solo bem adubado e úmido. Além disso, se desenvolve tanto em climas frios quanto em regiões mais quentes.

plantas frutíferas em vaso-Foto: Canva pro plantas frutíferas em vaso-Foto: Canva pro
1. Jabuticabeira
A jabuticabeira pode cumprir dois papéis, quando cultivada em vaso. O primeiro é: ornamentar o espaço, já que o seu formato de “bonsai” e seus frutos ao longo do caule, dão um charme a mais para o ambiente. Em segundo lugar, o consumo dos seus frutos ajuda a fortalecer o sistema imunológico, pois eles possuem propriedades antioxidantes e muitas vitaminas.

Saiba mais: Flor-de-jericó ou “rosa-da-ressurreição”: Aprenda como cultivar em casa e conheça os mistérios dessa planta
2. Pode cultivar acerola em vaso?
Sim, na verdade, assim como o limão siciliano, o pé de acerola se desenvolve muito bem em vaso. Para isso, basta que o recipiente tenha no mínimo 50 cm de profundidade e tenha uma mistura de terra vegetal e areia. Outro ponto positivo dessa planta é o seu crescimento rápido.
3. Pitangueira
A pitangueira não poderia ficar de fora da nossa lista de plantas frutíferas em vaso. Aliás, de acordo com um artigo publicado por Nathalia Inson, no site Viva Decora, em 1 janeiro de 2020, a planta delimita o seu tamanho de acordo com as medidas do recipiente. Contudo, isso não altera o sabor e a qualidade dos seus frutos. Desse modo, basta deixar o vaso em um local ensolarado e manter a terra úmida na maior parte do dia.

Veja também: Tentou plantar babosa pela folha e não conseguiu? Entenda as causas do fracasso e aprenda fazer do jeito certo

Sou músico polivalente, tenho 35 anos e sou morador da cidade de Montes Claros /MG. Hoje, atuo como redator em tempo integral e sou estudante do curso: Artes Música, pela Universidade Estadual de Montes Claros. Aos 11 anos descobri que tinha facilidade com escrita e desde então, venho tentando me aprimorar.