Como os bancos avaliam seus clientes que buscam serviços? Entenda

Veja quais são os principais pontos analisados pelos bancos, ao conceder linhas de crédito e serviços para um cliente!

Salvador, 04 de junho de 2022, por Victor de Freitas – Quem nunca teve um pedido de cartão de crédito ou empréstimo negado e ficou sem entender as razões? Pois essa é uma situação comum para muitos brasileiros. Mas, como os bancos avaliam seus clientes que buscam produtos e serviços? É o que vamos explicar neste post. Confira!
Como os bancos avaliam seus clientes que buscam serviços?
Todos os dias, os bancos brasileiros recebem milhões de solicitações de crédito por parte dos seus clientes, seja para cartões de crédito ou para empréstimos pessoais.

Para esses dois casos, as instituições financeiras possuem critérios exigentes que visam evitar liberar crédito para consumidores que já contam com histórico de serem maus pagadores no mercado. Ou que simplesmente já tiveram problemas com o próprio banco no passado, no que se diz respeito a pagamento atrasado de contas ou até crédito especial.

De toda forma, as instituições financeiras possuem alguns critérios que são os mesmos entre todas elas, mas também têm suas peculiaridades que se diferem entre cada banco.

Como bancos avaliam clientes Como os bancos avaliam seus clientes que buscam serviços? Entenda. Foto: Canva Pro
Cartão de crédito
Cartão de crédito é um dos produtos financeiros mais procurados por consumidores brasileiros todos os dias e, para os bancos, é como mais precisam ter cuidado, já que se trata de uma forma de pagamento que pode fazer com que pessoas se tornem inadimplentes por terem exagerado na parcela do mês.

Confira alguns fatores levados em conta pelos bancos:
Relacionamento com o cliente
Por essa razão, o primeiro ponto que é avaliado pelos bancos é o histórico do cliente com sua própria plataforma. Isto é, o relacionamento que já existe entre o cliente e a instituição financeira para qual o pedido de crédito ou financiamento, por exemplo, foi feito.

Esse é o motivo pelo qual é recomendado criar um relacionamento saudável com o banco, como por exemplo não ficar no cheque especial ou não ter dívidas antigas com a instituição, antes de solicitar um pedido de crédito.

Por isso, muitos usuários recém-chegados a bancos recebem respostas negativas mesmo com bom histórico em outros bancos. Para mudar isso, é necessário aderir ao Open Finance, abrindo seus dados de uma instituição para a outra.
Capacidade de pagamentos
O site oficial do Sebrae também afirma que os bancos verificam as projeções de caixa da empresa ou da pessoa física em questão, bem como os fluxos e as movimentações anteriores, para conceder ou não o produto desejado.

Uma forma de facilitar a aprovação é apresentando demonstrações financeiras detalhadas, por exemplo com o contracheque ou a comprovação do Imposto de Renda.
Capital disponível
Os bancos também observam os valores que os clientes possuem disponíveis em conta.
Score
Como não poderia deixar de ser, o score de crédito do Serasa também é apenas um dos fatores de avaliação dos bancos. Apesar de ser considerado importante, não é decisivo. Quanto maior for a pontuação, de 0 a 1000, melhor será a credibilidade no mercado.

Como bancos avaliam clientes Como os bancos avaliam seus clientes que buscam serviços? Entenda. Foto: Canva Pro
Análise aprofundada sobre o passado do cliente
Por fim, os bancos analisam e têm como fator fundamental o histórico de pagador do cliente junto ao Sistema de Informações do Banco Central. No qual, mostra se já existiu ou se existem ocorrências em órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC e Cadin.

Por fim, leia também: Como conseguir cartão com score baixo? Veja opções no mercado
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