É possível vender o seu empréstimo consignado? Entenda

Não consegue dar conta de pagar as parcelas? Veja as alternativas para esses tipos de situação!

Curitiba, 01 de junho de 2022, por Ana Follmann – Vender o empréstimo consignado é possível? O que fazer quando o valor das parcelas pesa no orçamento e fica insuportável? Veja as respostas para essas perguntas hoje no Guia do Ex-Negativado e organize sua vida financeira!

O empréstimo em consignação é uma das melhores opções do mercado para quem precisa de dinheiro extra. Afinal, ele conta com taxas menores de juros, pois apresenta menor risco para as instituições financeiras.

Isso acontece justamente porque há desconto do valor da parcela diretamente da remuneração do cidadão. Com isso, não há risco de que ele não pague, pois somente recebe o salário já sem o montante referente à parcela.

Mesmo assim, contudo, ele pode ficar pesado no orçamento. Especialmente em tempos de inflação como os que vivemos, em que a desvalorização salarial corre solta. Confira, então, o que fazer.
Posso vender meu empréstimo consignado?
Quando há financiamento de um imóvel ou veículo, por exemplo, é possível que o responsável por pagar as parcelas passe o bem para frente. Isto é, que o venda e, junto a ele, transfira a responsabilidade pelo empréstimo.

Contudo, isso não é uma alternativa quando o assunto envolve crédito consignado. Afinal, ele é personalíssimo e, portanto, atrela-se ao indivíduo, sem possibilidade de transferência para terceiros.

Todavia, isso não significa que não existam soluções. Atualmente é possível buscar algumas alternativas para que a parcela do seu empréstimo caiba no orçamento. Confira algumas delas abaixo.

Vender empréstimo consignado NÉ possível vender o seu empréstimo consignado? Entenda. Foto: Canva Pro

Confira ainda: Cadastro Positivo: saiba como acessar grátis e consultar sua situação
Renegociação da parcela
Como vimos acima, não é possível vender o empréstimo consignado, que é personalíssimo. Porém, existem outras opções e a renegociação, por meio do refinanciamento, é uma delas.

Isto é, é possível que o cidadão busque a instituição financeira para uma refinanciar o crédito, que tem previsão na lei 10820/2003.

Mas o que é isso? Pois bem. O refinanciamento se ilustra pelo desconto, do valor total da dívida, do valor que o indivíduo já quitou. Então, calcula-se o montante restante de modo a dividi-lo pelo mesmo número de parcelas inicialmente contratado.

Por exemplo, considere que há uma dívida com 24 parcelas e houve o pagamento de 12. No refinanciamento, o valor restante, que seria pago em 12 meses, passa a contar com 24 parcelas. Com isso, o tempo de quitação aumenta e o valor das parcelas diminui.
Portabilidade do crédito é uma alternativa para quem quer vender empréstimo consignado
Outra possibilidade para quem precisa diminuir o valor das parcelas do crédito é a portabilidade. Nesse caso, então, outro banco assume a dívida. Isto é, o credor passa a ser uma nova instituição que não a original.

Essa é uma alternativa para quando outros bancos operam com menores taxas de juros. Ou, então, com maior tempo para quitação. Dessa forma, requer que você busque outras instituições para analisar suas condições.

Leia também: Como funciona o C6 consignado? Saiba tudo esse empréstimo
FAÇA RENDA EXTRA já com essas IDEIAS INCRÍVEIS DE ARTESANATO (não precisa ser profissional da área)
Para conseguir ter uma renda extra com artesanato, é essencial conhecer as tendências do mercado atual.

Assim, mesmo que você não seja um profissional da área, mas por acaso venha descobrir os produtos que consumidores procuram, um caminho interessante pode se formar em sua frente.

Portanto, de obter uma boa forma de terapia trabalhando com artesanato, segue junto a chance de levantar uma boa grana em tempos difíceis, não é mesmo?!

Veja o vídeo e conheça algumas boas ideias para faturar uma grana extra na área!

Comments are closed.