Saiba como fazer a transferência de veículos pela internet e as possibilidades

O processo de como fazer transferência de veículos pela internet é uma realidade. De acordo com o Globo, a CDT (Carteira Digital de Trânsito) foi criada para facilitar o dia a dia dos motoristas, reunindo todos os documentos do veículo em um só lugar.

Ponta Grossa, PR, 03 de junho de 2022, por Lorena Rogenski ─ Como fazer transferência de veículos pela internet – A transferência de veículo pela internet já é uma realidade. Hoje o procedimento pode ser feito pelo celular, sem a necessidade de ir a um cartório. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado apresenta o processo para transferir veículos pela internet.
Como fazer transferência de veículos pela internet
O processo de como fazer transferência de veículos pela internet é uma realidade. De acordo com o Globo, a CDT (Carteira Digital de Trânsito) foi criada para facilitar o dia a dia dos motoristas, reunindo todos os documentos do veículo em um só lugar.

Entre os documentos, encontram-se aqueles necessários para realizar a transferência do automóvel. Em 2021, por exemplo, tanto o CLRV quanto o CRV se tornaram digitais, e ambos estão presentes na plataforma CDT.

Por reunir todas essas características em um só lugar, o processo de transferência pode acontecer pela internet. Hoje os motoristas não precisam ir presencialmente até um órgão responsável para completar o processo.
Como fazer a transferência de veículos pelo celular
Os condutores que possuem um veículo com documentação emitida a partir de 4 de janeiro de 2021 não precisam mais se preocupar em ir até um cartório para transferi-lo. Esse procedimento pode ser feito pela plataforma ATPV-e.

A ATPV-e faz parte da Carteira Digital de Trânsito, que permite a transferência de veículos sem sair de casa. Essa medida foi definida através da Resolução Federal 809/2020, com documento disponível na plataforma oficial da Poupatempo Digital.

O procedimento é simples e prático, já que é feito inteiramente pela internet. Essa transação acontece da seguinte forma:

Primeiramente, o vendedor acessa a plataforma oficial da CDT, digita o CPF do comprador e assina digitalmente;
Uma notificação é enviada ao comprador e ele repete esse procedimento.

Entretanto, para conseguir efetuar o procedimento digitalmente, tanto o vendedor quanto o comprador devem ter um login qualificado no gov.br. Além disso, o Detran em que o veículo está registrado, deve ter aderido ao novo sistema de autorização.

Veja também: Renda extra: como ganhar 500 reais por mês? Confira 7 ideias quentes
Como fazer a transferência de um veículo para seu nome
Como fazer transferência de veículos pela internet Como fazer transferência de veículos pela internet – Imagem: Canva Pro

O processo para transferir um automóvel para o seu nome é relativamente fácil. Nesse caso, algumas etapas devem ser concluídas:

O primeiro passo é reconhecer a firma no cartório;
Veja o prazo para transferir o veículo para o seu nome;
Vá presencialmente até uma agência bancária. Lembre-se de ter em mãos todos os documentos necessários;
Efetue o pagamento da transferência;
Efetue o pagamento das dívidas em aberto no veículo. A transferência só será efetuada quando esse procedimento for feito;
Para finalizar o procedimento, faça um comunicado sobre a compra ou venda do automóvel.

Pronto! A transferência do veículo para o seu nome já foi realizada.

Gosta de investir? Confira a matéria de Ana Beatriz Hoffert, no blog Casa Vogue, e veja as dicas para aumentar o valor do seu imóvel para possíveis compradores.

Veja também: Saiba quanto custa um casamento no civil e as taxas inclusas no processo
8 ideias para ganhar dinheiro extra vendendo coisas simples (ideias quentes p/ sair do vermelho!)

Comments are closed.