Licença para tratamento de saúde: conheça os direitos sobre o assunto

Entenda como funciona, os prazos e pagamentos

Curitiba, 04 de junho de 2022, por Ana Follmann – A licença para tratamento de saúde é um direito do trabalhador. Hoje, então, o Guia do Ex-Negativado traz todas as informações de como ela funciona. Continue a sua leitura e saiba mais!

Essa licença pode ocorrer pelos mais diversos tipos de doenças. Ela se apresenta quando o trabalhador não se encontra em condições de prestar serviços em razão de condições adversas de saúde.

Nesse caso, então, ela resguarda a ele o direito de se ausentar do trabalho pelo tempo necessário para sua recuperação.
Quando é possível ter acesso à licença para tratamento de saúde?
Sempre que o trabalhador não estiver em condições de prestar serviços e, também, contar com um atestado médico que comprove isso. Ou seja, é necessário que haja indicação médica para tal afastamento.

Leia também: Quem Tem Direito À Licença Nojo? Entenda
Quantos dias de licença o trabalhador pode ter por motivos de doença?
Não há limites. O que acontece é que para atestados e afastamentos de até 15 dias o trabalhador recebe o salário normalmente. Isto é, o empregador custeia esse período, conforme previsão da Lei 8213/1991 em seu artigo 60 §1°.

Contudo, quando a licença para tratamento de saúde supera 15 dias (em um único atestado ou vários de um mesmo período) há o encaminhamento do trabalhador ao INSS.

Nesse caso, então, ele é encaminhado para receber auxílio-doença. É necessário que haja um requerimento. Após, há a perícia médica e somente depois dela ocorre o pagamento do benefício pelo INSS.

Ainda nessa hipótese, o trabalhador pode permanecer em afastamento pelo tempo em que precisar e em que o INSS reconhecer tal necessidade. Ao final de cada período do auxílio-doença é possível requerer sua prorrogação.
Até quantas vezes por ano o trabalhador pode sair de licença para tratamento de saúde?

Licença para tratamento de saúde Licença para tratamento de saúde: conheça os direitos sobre o assunto – Foto: Canva

Não há limite. Em outras palavras, sempre que se fizer necessário se afastar do trabalho para tratar de doença conforme indicação médica, o trabalhador pode gozar da licença.
Trabalhador pode ser demitido durante a licença médica?
Não, pois nos 15 primeiros dias de afastamento há interrupção do contrato. Por outro lado, a partir do 16° se considera que o contrato de trabalho está suspenso. Portanto, não pode sofrer alterações.

Leia também: Como Comprovar Insalubridade Para Se Aposentar? Entenda Agora
O que COMPRAR e REVENDER COM APENAS 100 REAIS?? Eu te ajudo na escolha! (Veja as DICAS PARA LUCRAR)
Um negócio de sucesso pode começar com pouco. Com R$ 100, por exemplo, pode-se investir inicialmente e ter um empreendimento promissor.

No mercado há muitas ideias para quem quer revender produtos e colocar um dinheiro a mais no bolso.

Bastará, portanto, uma boa dose de planejamento e atenção para, assim, escolher mercadorias que atendam ao seu público-alvo.

E essas mercadorias mais baratas, por sua vez, permitem localização em diversos lugares. No vídeo de hoje daremos dicas valiosas para quem quer ter uma renda através da revenda!

Comments are closed.