Economia de energia: 110 ou 220 qual consome menos? Entenda

Descubra se tensão elétrica realmente interfere no valor da sua conta de luz

Belo Horizonte, 05 de junho de 2022, por Lilian Albuquerque – 110 ou 220 qual consome menos? Muitos acreditam que a diferença de tensão pode influenciar muito no consumo de energia elétrica. Outros, acham que não faz diferença alguma.

Então, veja no post de hoje um pouco mais sobre esse assunto e descubra se realmente a tensão interfere no valor da sua conta de luz e algumas dicas para você economizar energia. Confira logo abaixo!
110 ou 220, qual consome menos?
Esta é uma pergunta bem comum entre os consumidores que buscam economizar na conta de energia, mas são leigos em conhecimentos em elétrica.

Existe também a ideia de que a tensão 220 consome menos energia que a tensão 110. Será verdade?

Para respondermos a essa pergunta é interessante primeiro entender um pouco sobre Voltagem.

Voltagem nada mais é do que a tensão elétrica medida em Volts (v) ou em outras palavras, é a indicação do potencial de corrente necessário para que um aparelho elétrico funcione.

Sendo assim, o que realmente influencia no maior ou menor gasto dos aparelhos elétricos, é o fio por onde a passa a energia.

Segundo informações do portal do Instituto de Física de São Carlos – USP se a instalação elétrica da residência seguir os padrões modernos, os aparelhos de 110v e 220v terão o mesmo consumo, já que a fiação é grossa o suficiente para tornar insignificante a diferença de consumo entre as tensões. Entenda melhor com esse exemplo:

Imagine um cano por onde passa água. Se trocarmos a água por óleo e o diâmetro do cano for fino, o óleo terá mais dificuldade para passar.

Por outro lado, se aumentarmos o diâmetro do cano, o óleo passará sem maiores dificuldades. Assim acontece com a energia elétrica.

No entanto, a grande maioria das residências no Brasil não seguem os padrões normativos atuais e acabam consumindo mais do que o necesário para o funcionamento dos aparelhos.

110 ou 220 qual consome menos? 110 ou 220: qual consome menos? (Foto: Canva Pro)
Confira agora 4 dicas de como economizar energia de verdade
Use cores claras no ambiente
É interessante apostar em cores claras tanto na pintura das paredes quanto nos revestimentos do piso e demais elementos da decoração para deixar os ambientes naturalmente iluminados.
Troque suas lâmpadas
As lâmpadas representam em média 20% do consumo total de energia de uma casa. Além disso, as lâmpadas de led são as de melhor custo-benefício. Isso porque elas são 80% mais econômicas que lâmpadas incandescentes e 30% mais econômicas que as lâmpadas fluorescentes.
Desligue os aparelhos da tomada
Aparelhos ligados sem estarem sendo usados ou em modo Stand By podem representar até 12% do consumo total de energia da sua casa. Portanto, evite deixar carregadores de celular, notebook, televisão e outros aparelhos ligados na tomada sem necessidade.
Diminua o tempo e a frequência de banhos quentes
Chuveiros elétricos podem consumir cerca de 20% da energia total usada. Sendo assim, evite banhos por períodos muito longos e temperaturas muito quentes.

Por fim, agora que você já sabe a diferença entre 110 v e 220 v no consumo de energia, veja também: Aprenda a organizar as suas finanças pessoais em 4 passos

Comments are closed.