8 benefícios do gergelim para sua saúde: confira e comece a consumir hoje mesmo!

8 benefícios do gergelim para sua saúde: confira e comece a consumir hoje mesmo - Reprodução Canva

Paulo Afonso, Bahia, hoje, 27 de junho de 2022, por Gabriele de Paula – O gergelim é também conhecido como sésamo, por conta do seu nome científico Sesamum indicum. Ela é uma semente que conta com muitas propriedades nutricionais importantes. Sendo assim, consumi-lo pode fazer muito bem para a sua saúde.

O gergelim é antioxidante e pode atuar de forma significativa na prevenção e até mesmo controle de doenças. Hoje, você poderá conferir 8 benefícios que esta semente pode trazer para a sua saúde. Confira os motivos para inserir o gergelim na sua dieta!

Benefícios do gergelim

8 benefícios do gergelim para sua saúde: confira e comece a consumir hoje mesmo – Reprodução Canva

Veja também: Como fazer Cannoli de Nutella? Fácil de fazer e com poucos ingredientes

Veja a seguir quais são os 8 principais benefícios dessa semente que possui propriedades ricas para o organismo humano.

1. Reduz o colesterol

Portanto, o gergelim contém fibras que auxiliam na diminuição do colesterol ruim, bem como ajuda a equilibrar os níveis do colesterol bom. Assim, ele auxilia no controle e prevenção de doenças cardiovasculares.

2. Pressão arterial

Assim, a semente também ajuda no controle da pressão arterial. Isso porque ele conta com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam no controle da pressão.

3. Prisão de ventre

Por conta da fibra solúvel lignanos, o gergelim auxilia no bom funcionamento do intestino, melhorando assim, os sintomas da prisão de ventre.

Você também pode gostar: 3 maneiras de fazer compressa quente: confira também para que serve

4. Perda de peso

O gergelim pode ser utilizado na dieta de pessoas que querem perder peso. Isso porque ele conta com proteínas, fibras e gorduras que aumentam a saciedade. Vale ressaltar que apenas o consumo isolado do gergelim não faz emagrecer. Mas sim, o seu consumo é indicado para dar maior sensação de saciedade.

Além disso, a nutricionista Robena Molinari, da Clínica de Nutrição Funcional Patrícia Davidson Haiat, Rio de Janeiro, em colaboração com o site Terra, em 1 de maio de 2013, disse que a semente ajuda a combater a inflamação causada pelo sobrepeso e reduzir o colesterol, ajudando na dieta emagrecedora. 

5. Artrite

Sendo assim, por conta de seus componentes anti-inflamatórios, esta semente também pode ajudar a aliviar as dores causadas pela artrite.

6. Cicatrização

Nesse sentido, o gergelim ainda ajuda na cicatrização de feridas. Isso graças ao seu poder antioxidante. Assim, ele pode ser usado no consumo diário. Além disso, o óleo da semente também é utilizado de forma tópica para cicatrização.

7. Menopausa

Especialistas afirmam que consumir gergelim diariamente pode amenizar os sintomas da menopausa. Isso, pois ele ajuda na produção de estrogênio e alívio dos principais sintomas.

8. Diabetes

Por fim, as proteínas e fibras presentes no gergelim faz com que o metabolismo atrase a digestão de alguns alimentos. Dessa forma, pessoas pré-diabéticas ou diabéticas têm mais tempo para metabolizar o açúcar. A semente é uma forte aliada para o controle de diabetes, podendo ser consumida diariamente.

Leia a seguir: Benefícios da farinha de linhaça para a saúde; essa é uma opção que você precisa conhecer

Gabriele de Paula: Paulista de nascimento e baiana de coração. Escrever é um hobby que se tornou meu principal trabalho. Desde 2020, criadora de conteúdo para artigos e notícias em geral.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais