Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Farinha de linhaça( Reprodução Canva)
Farinha de linhaça( Reprodução Canva)

Benefícios da farinha de linhaça para a saúde; essa é uma opção que você precisa conhecer

Curitiba, 27 de junho de 2022, por Caroline Fortunato- A linhaça é uma semente bastante conhecida por conta dos benefícios que pode proporcionar a saúde. Entretanto, essa semente possui uma casca que o corpo não digere. Assim, a maneira maneira correta para consumi-la é transformando-a em farinha de linhaça.

Mas, você não precisa se preocupar, pois mostraremos a seguir o processo para transformar a farinha de linhaça. Além disso, as propriedades nutricionais que ela possui e, consequentemente, os benefícios que pode fornecer para o seu corpo. Acompanhe agora como fazer a farinha de linhaça e algumas dicas de como consumi-la.

Confira também: Sabia que a pitanga é boa para pele? Confira os benefícios e saiba como aproveitar tudo o que essa fruta tem a oferecer

Farinha de linhaça( Reprodução Canva) Farinha de linhaça( Reprodução Canva)
Quais os benefícios da farinha de linhaça?
Primeiramente, precisamos reforçar essa informação muito importante. O nosso corpo não consegue digerir a linhaça em semente e, consequentemente, os nutrientes não poderão ser absorvidos pelo corpo. Sendo assim, uma das formas corretas de consumir essa semente é através da farinha de linhaça, que possui um processo de transformação super simples que também mostraremos a seguir.

Portanto, existem dois tipos de linhaça; a dourada e a marrom. Sendo que, suas propriedades nutricionais são praticamente as mesmas e o que as diferencia é o processo de produção. Segundo o site Ecycle, os principais nutrientes dessa semente são: vitaminas B1, B2, B3, B5,C, E e K, ômega 3, fibra dietética, cálcio, cobre, fósforo, ferro, magnésio, sódio e potássio.
Principais benefícios

Fortalecimento do sistema imunológico;
Ação antioxidante;
Auxílio na diminuição do nível de colesterol no sangue;
Auxílio na prevenção de doenças respiratórias;
Riqueza em lignanas, que auxilia na reposição natural das taxas de hormônio na menopausa;
Auxílio à regulação a pressão arterial;
Proteção do sistema nervoso;
Ajuda na prevenção de doenças degenerativas.

Ademais, veja: Suco de jambo para que serve? Veja as propriedades dessa bebida natural e como prepará-la
Como fazer e utilizar a farinha de linhaça
Nesse sentido, agora que já conhece os nutrientes e os benefícios que a linhaça pode proporcionar ao seu corpo, mostraremos algumas opções de como você pode utilizá-la e, é claro, como transformar em farinha. Então, esse processo de transformação é super simples, já que basta triturar a semente no processador ou liquidificador até que fique apenas o pó e nenhuma semente.

Em seguida, coloque em um recipiente de vidro bem fechado. Entretanto, recomenda-se não triturar muita farinha de linhaça de uma vez só. Isso porque, ao ser armazenada por muito tempo a farinha começa a sofrer oxidação e perder nutrientes.

As opções para adicionar a farinha de linhaça em sua alimentação são diversas e pode se adequar ao gosto pessoal de cada um. O site Agro Notícias compartilha algumas opções onde você pode utilizar como ingrediente em massas, sucos, vitaminas, shakes, pães, omeletes, panquecas, biscoito e etc. Ou seja, as opções são variadas e você pode adicionar a farinha em suas receitas de acordo com o seu gosto.

Continue vendo: Você conhece os benefícios da casca de melancia? Veja agora e aprenda a aproveitá-los

Sou baiana, atualmente moro em Curitiba e faço mestrado em Políticas Públicas(UFPR). Tive participação na organização de vários projetos, desde o ensino médio com a formação técnica em Turismo, até contribuição na graduação através da construção de uma Empresa Jr. de Empreendedorismo. Adquirindo gosto pela escrita e descoberta de temas, assim desejo continuar a contribuir, aprender novos conhecimentos.