Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
8 benefícios do gergelim para sua saúde: confira e comece a consumir hoje mesmo - Reprodução Canva
8 benefícios do gergelim para sua saúde: confira e comece a consumir hoje mesmo - Reprodução Canva

8 benefícios do gergelim para sua saúde: confira e comece a consumir hoje mesmo!

Paulo Afonso, Bahia, hoje, 27 de junho de 2022, por Gabriele de Paula – O gergelim é também conhecido como sésamo, por conta do seu nome científico Sesamum indicum. Ela é uma semente que conta com muitas propriedades nutricionais importantes. Sendo assim, consumi-lo pode fazer muito bem para a sua saúde.

O gergelim é antioxidante e pode atuar de forma significativa na prevenção e até mesmo controle de doenças. Hoje, você poderá conferir 8 benefícios que esta semente pode trazer para a sua saúde. Confira os motivos para inserir o gergelim na sua dieta!

Benefícios do gergelim

8 benefícios do gergelim para sua saúde: confira e comece a consumir hoje mesmo - Reprodução Canva
8 benefícios do gergelim para sua saúde: confira e comece a consumir hoje mesmo – Reprodução Canva

Veja também: Como fazer Cannoli de Nutella? Fácil de fazer e com poucos ingredientes

Veja a seguir quais são os 8 principais benefícios dessa semente que possui propriedades ricas para o organismo humano.

1. Reduz o colesterol

Portanto, o gergelim contém fibras que auxiliam na diminuição do colesterol ruim, bem como ajuda a equilibrar os níveis do colesterol bom. Assim, ele auxilia no controle e prevenção de doenças cardiovasculares.

2. Pressão arterial

Assim, a semente também ajuda no controle da pressão arterial. Isso porque ele conta com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam no controle da pressão.

3. Prisão de ventre

Por conta da fibra solúvel lignanos, o gergelim auxilia no bom funcionamento do intestino, melhorando assim, os sintomas da prisão de ventre.

Você também pode gostar: 3 maneiras de fazer compressa quente: confira também para que serve

4. Perda de peso

O gergelim pode ser utilizado na dieta de pessoas que querem perder peso. Isso porque ele conta com proteínas, fibras e gorduras que aumentam a saciedade. Vale ressaltar que apenas o consumo isolado do gergelim não faz emagrecer. Mas sim, o seu consumo é indicado para dar maior sensação de saciedade.

Além disso, a nutricionista Robena Molinari, da Clínica de Nutrição Funcional Patrícia Davidson Haiat, Rio de Janeiro, em colaboração com o site Terra, em 1 de maio de 2013, disse que a semente ajuda a combater a inflamação causada pelo sobrepeso e reduzir o colesterol, ajudando na dieta emagrecedora. 

5. Artrite

Sendo assim, por conta de seus componentes anti-inflamatórios, esta semente também pode ajudar a aliviar as dores causadas pela artrite.

6. Cicatrização

Nesse sentido, o gergelim ainda ajuda na cicatrização de feridas. Isso graças ao seu poder antioxidante. Assim, ele pode ser usado no consumo diário. Além disso, o óleo da semente também é utilizado de forma tópica para cicatrização.

7. Menopausa

Especialistas afirmam que consumir gergelim diariamente pode amenizar os sintomas da menopausa. Isso, pois ele ajuda na produção de estrogênio e alívio dos principais sintomas.

8. Diabetes

Por fim, as proteínas e fibras presentes no gergelim faz com que o metabolismo atrase a digestão de alguns alimentos. Dessa forma, pessoas pré-diabéticas ou diabéticas têm mais tempo para metabolizar o açúcar. A semente é uma forte aliada para o controle de diabetes, podendo ser consumida diariamente.

Leia a seguir: Benefícios da farinha de linhaça para a saúde; essa é uma opção que você precisa conhecer

Paulista de nascimento e baiana de coração. Escrever é um hobby que se tornou meu principal trabalho. Desde 2020, criadora de conteúdo para artigos e notícias em geral.