Estufa caseira para plantas: Veja como fazer esse recurso útil para cultivo e cuidados

Estufa caseira para plantas: Veja como fazer esse recurso útil para cultivo e cuidados - Reprodução Canva

Paulo Afonso, Bahia, hoje, 16 de junho de 2022, por Gabriele de Paula – A estufa caseira para plantas é uma ótima forma de cultivar as espécies que você deseja em casa. Além disso, é uma técnica que não exige muito investimento, uma vez que podem ser utilizados até mesmo materiais reciclados, que iriam para o lixo.

Existem várias formas de se construir uma estufa caseira para plantas. Mas hoje, aqui no Blog É Mais MT, você irá aprender como construir a sua estufa com canos de PVC. É muito fácil de montar e você consegue fazer sozinho em casa. Confira o passo a passo de como fazer estufa caseira para plantas de PVC.

Passo a passo para fazer uma estufa caseira para plantas

Estufa caseira para plantas: Veja como fazer esse recurso útil para cultivo e cuidados – Reprodução Canva

Veja também: Organizar a faxina da casa fará você ganhar tempo no seu dia: confira e deixe a tarefa muito mais simples

Em primeiro lugar, você vai precisar reunir alguns materiais. Confira logo a seguir o que você irá precisar.

Materiais

  • Canos PVC (a quantidade depende do tamanho da sua estufa)
  • Conectores de PVC em formato T para conectar a base e as paredes da estufa
  • Juntas de 45º para conectar o telhado da estufa
  • Lona para estufa

Como fazer

  1. Primeiro monte a base do PVC. Faça a ligação dos canos com o conector em T, até formar um retângulo fechado. Coloque-o sobre o chão. A parte do conector restante deve ficar voltada para cima.
  2. Agora, monte as paredes da sua estufa caseira. Conecte um cano PVC em cada conector, de modo a ficar no sentido vertical.
  3. Depois, monte o telhado. Inicie inserindo uma junta de 45º na ponta de cada cano, na parte superior. Depois insira os canos no sentido diagonal, conectando à junta.
  4. Por fim, coloque conectores para unir a parte superior do telhado.

Pronto, a base da sua estufa já está pronta! Agora, você deverá inserir a base no local de plantação das plantas, na jardineira ou no próprio jardim.

Você poderá firmá-la no chão com amarras ou estacas, mas lembre-se de deixar fácil para abri-la e cuidar das plantas. Depois, basta cobrir a sua estufa caseira para plantas com a lona.

Você também pode gostar: Alimentos naturais para acabar com a azia; veja essas dicas que podem te ajudar nesse problema

Cuidados com a estufa caseira para plantas

A estufa caseira para plantas é um ótimo recurso de cultivo. Mas alguns cuidados devem ser tomados para que as suas plantas cresçam de forma saudável. Confira alguns deles a seguir.

1. Rega

Normalmente, uma estufa garante que a umidade seja preservada. Assim, ela pode necessitar de regas mais espaçadas para não encharcar o solo.

O ideal é sempre observar a umidade do solo, antes de regar as suas plantas. Muitas vezes, o próprio ambiente criado se torna auto sustentável.

2. Adubação

É importante sempre fertilizar as suas plantas, de modo que elas permaneçam sempre nutridas e livres de pragas. Recomenda-se fazer a adubação 2 vezes por mês aproximadamente ou conforme a necessidade observada.

3. Fungos

Por ser um ambiente fechado, é comum o aparecimento de fungos ou até mesmo cogumelos. Dessa forma, é interessante sempre ter em casa um fungicida de uso geral, para eliminá-los sempre que necessário.

Leia a seguir: Veja essas 3 dicas de textura para você mesmo fazer na parede da sua casa

Gabriele de Paula: Paulista de nascimento e baiana de coração. Escrever é um hobby que se tornou meu principal trabalho. Desde 2020, criadora de conteúdo para artigos e notícias em geral.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais