Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Estufa caseira para plantas: Veja como fazer esse recurso útil para cultivo e cuidados - Reprodução Canva
Estufa caseira para plantas: Veja como fazer esse recurso útil para cultivo e cuidados - Reprodução Canva

Estufa caseira para plantas: Veja como fazer esse recurso útil para cultivo e cuidados

Paulo Afonso, Bahia, hoje, 16 de junho de 2022, por Gabriele de Paula – A estufa caseira para plantas é uma ótima forma de cultivar as espécies que você deseja em casa. Além disso, é uma técnica que não exige muito investimento, uma vez que podem ser utilizados até mesmo materiais reciclados, que iriam para o lixo.

Existem várias formas de se construir uma estufa caseira para plantas. Mas hoje, aqui no Blog É Mais MT, você irá aprender como construir a sua estufa com canos de PVC. É muito fácil de montar e você consegue fazer sozinho em casa. Confira o passo a passo de como fazer estufa caseira para plantas de PVC.

Passo a passo para fazer uma estufa caseira para plantas

Estufa caseira para plantas: Veja como fazer esse recurso útil para cultivo e cuidados - Reprodução Canva
Estufa caseira para plantas: Veja como fazer esse recurso útil para cultivo e cuidados – Reprodução Canva

Veja também: Organizar a faxina da casa fará você ganhar tempo no seu dia: confira e deixe a tarefa muito mais simples

Em primeiro lugar, você vai precisar reunir alguns materiais. Confira logo a seguir o que você irá precisar.

Materiais

  • Canos PVC (a quantidade depende do tamanho da sua estufa)
  • Conectores de PVC em formato T para conectar a base e as paredes da estufa
  • Juntas de 45º para conectar o telhado da estufa
  • Lona para estufa

Como fazer

  1. Primeiro monte a base do PVC. Faça a ligação dos canos com o conector em T, até formar um retângulo fechado. Coloque-o sobre o chão. A parte do conector restante deve ficar voltada para cima.
  2. Agora, monte as paredes da sua estufa caseira. Conecte um cano PVC em cada conector, de modo a ficar no sentido vertical.
  3. Depois, monte o telhado. Inicie inserindo uma junta de 45º na ponta de cada cano, na parte superior. Depois insira os canos no sentido diagonal, conectando à junta.
  4. Por fim, coloque conectores para unir a parte superior do telhado.

Pronto, a base da sua estufa já está pronta! Agora, você deverá inserir a base no local de plantação das plantas, na jardineira ou no próprio jardim.

Você poderá firmá-la no chão com amarras ou estacas, mas lembre-se de deixar fácil para abri-la e cuidar das plantas. Depois, basta cobrir a sua estufa caseira para plantas com a lona.

Você também pode gostar: Alimentos naturais para acabar com a azia; veja essas dicas que podem te ajudar nesse problema

Cuidados com a estufa caseira para plantas

A estufa caseira para plantas é um ótimo recurso de cultivo. Mas alguns cuidados devem ser tomados para que as suas plantas cresçam de forma saudável. Confira alguns deles a seguir.

1. Rega

Normalmente, uma estufa garante que a umidade seja preservada. Assim, ela pode necessitar de regas mais espaçadas para não encharcar o solo.

O ideal é sempre observar a umidade do solo, antes de regar as suas plantas. Muitas vezes, o próprio ambiente criado se torna auto sustentável.

2. Adubação

É importante sempre fertilizar as suas plantas, de modo que elas permaneçam sempre nutridas e livres de pragas. Recomenda-se fazer a adubação 2 vezes por mês aproximadamente ou conforme a necessidade observada.

3. Fungos

Por ser um ambiente fechado, é comum o aparecimento de fungos ou até mesmo cogumelos. Dessa forma, é interessante sempre ter em casa um fungicida de uso geral, para eliminá-los sempre que necessário.

Leia a seguir: Veja essas 3 dicas de textura para você mesmo fazer na parede da sua casa

Paulista de nascimento e baiana de coração. Escrever é um hobby que se tornou meu principal trabalho. Desde 2020, criadora de conteúdo para artigos e notícias em geral.