Empréstimo é rendimento tributável? Entenda o conceito e declaração

Alguns contribuintes do Imposto de Renda, não sabem quais são os rendimentos tributáveis. Veja quais são e evite problemas!

Ponta Grossa, 15 de junho de 2022, por Lorena Rogenski ─ Empréstimo é considerado um rendimento tributável? O prazo para a declaração do Imposto de Renda mudou, e agora os contribuintes devem informar todos os seus ganhos durante 2021. Porém, muitos têm dúvidas sobre esse processo. Por isso, hoje o Guia do Ex-Negativado ira explicar se o empréstimo é uma forma de rendimento ou não.
Empréstimo é rendimento tributável
Os brasileiros que fizeram um financiamento ou tem outra operação de crédito, devem conhecer quais são seus direitos e deveres conforme a Receita Federal.

Afinal, o empréstimo é rendimento tributável e deve ser declarado em casos específicos.

Ou seja, veja quais são os grupos de contribuintes onde a declaração é necessária: aqueles que tenham renda ou empréstimo superior a R$5.000 reais.

Empréstimo é rendimento tributável Empréstimo é rendimento tributável? Entenda o conceito e declaração. Foto: Pixabay

Veja também: Imposto de Renda 2022: 3 dicas para organizar os documentos
Quem faz empréstimo precisa declarar Imposto de Renda 2022
A princípio, quando o valor do empréstimo é superior a R $5.000,00, os consumidores precisam declarar o IR. Essa informação deve estar presente na ficha de Dívidas e Ônus Reais.

Todavia, só por ter empréstimos não há necessidade de declarar o Imposto de Renda. Essa obrigatoriedade diz respeito aos brasileiros que possuem rendimentos tributáveis superiores a R $28.559,70.

Da mesma forma, estão sujeitos a declaração os seguintes grupos: aqueles que tenham recebido rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados da fonte, com a soma superior a R $40.000,00.

A mesma obrigatoriedade se aplica aos seguintes casos: brasileiros com posse ou direito de bens com valores superiores que R $300.000,00.
O que é considerado rendimento tributável
O rendimento tributável é tudo aquilo que está sujeito à cobrança do Imposto de Renda. Todavia, com o intuito de auxiliar os contribuintes, a Receita Federal criou uma lista com os rendimentos tributáveis:

Rendimento Trabalhista: Salário, Hora Extra, Rescisão de Contrato, Rendimento da Empresa, entre outros;
Rendimento de Benefício: Férias, Licença Remunerada, Gratificação, Participação nos Lucros da Empresa, entre outros;
Rendimento Previdenciário: Pensão e Aposentadoria;
Rendimento de Locação de Imóveis;
Atividades Rurais: Produção Agrícola, Pecuária, entre outros;
Royalties oriundos do direito de uso;
Rendimento no Exterior.

Então, caso se encaixe em uma dessas categorias, é necessário declarar o Imposto de Renda.

Os rendimentos de dependentes devem estar explícitos nessa declaração. Todavia, todos devem ser preenchidos individualmente, com cada pessoa citando as informações necessárias.
Como declarar empréstimo no IR
A princípio, todo empréstimo que seja de valor superior a R $5.000,00, deve estar presente na declaração do IR.

Mesmo que não seja algo tributável, essa informação é importante para que a Receita Federal avalie a variação do patrimônio do contribuinte.

Afinal, como o pagamento das parcelas causam oscilações no patrimônio, o valor deve ser informado para justificar as diferenças.
Gosta de investir?
Confira a matéria de Ana Beatriz Hoffert, no blog Casa Vogue, e veja as dicas para aumentar o valor do seu imóvel para possíveis compradores.

Por fim, leia também: Saiba quanto custa um casamento no civil e as taxas inclusas no processo
Com essas 8 DICAS VITAIS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA QUEM GANHA POUCO vai equilibrar suas contas

Comments are closed.