Bálsamo: conheça mais sobre a planta que alivia problemas estomacais

O bálsamo pode ser usado de forma interna ou externa

Foto do revisor (Ellen Alves)
Revisado por: (Ellen Alves)
Anúncio


São Paulo, segunda-feira, 25 de julho por Lucca Ranoya – O bálsamo é um tipo de planta suculenta que contém algumas propriedades medicinais. Afinal, ele é conhecido como calmante natural, utilizado para aliviar irritações de pele e sensações de queimação no estômago. Mas, existe algum estudo científico que comprova a sua eficácia?

Continua depois da publicidade

De acordo com a matéria publicada no site do Ecycle, foi comprovado em um estudo científico feito em ratos que o bálsamo possui uma substância chamada kaempferol, responsável por gerar os efeitos anti-inflamatórios da planta. Além disso, o mesmo composto atua internamente, aliviando dores gástricas e reduzindo as irritações da mucosa intestinal. Para saber mais, acesse o Vida de Casa.

Continua depois da publicidade
Bálsamo: conheça mais sobre a planta famosa por aliviar problemas estomacais - Reprodução Canva
Bálsamo: conheça mais sobre a planta famosa por aliviar problemas estomacais – Reprodução Canva

Aprenda a usar o bálsamo

Você pode utilizá-lo cru ou cozido, em forma de chá. Dá até para fazer uma salada com algumas folhas. Enfim, o bálsamo traz mais textura para o seu prato e pode criar combinações interessantes para quem não conhece. Entretanto, se ele nunca fez parte da sua rotina, comece ingerindo somente algumas folhas por dia, para que o organismo acostume e não reaja de forma negativa.

Continua depois da publicidade

Fazendo o chá

Para fazer o chá, levar 2 xícaras de água ao ponto de fervura e adicionar 5 folhas da planta. Em seguida, desligue o fogo e deixe em infusão por 10 minutos. Está pronto para beber. Aliás, se quiser deixar a sua bebida mais palatável, inclua 1 colher de sopa de mel para adocicar.

Entenda se o bálsamo faz mal

Ainda não existem estudo ligando o consumo moderado e saudável do bálsamo com efeitos negativos. Ainda assim, como qualquer outra planta, ele pode causar alergias em pessoas sensíveis. Portanto, consulte seu nutricionista ou médico antes de fazer uma mudança de dieta.

Passo a passo para plantar em casa

Sim, se você gostou das informações compartilhadas aqui, vamos te mostrar em um passo a passo simples, como plantar a espécie aí na sua casa. Em primeiro lugar, compre uma muda saudável. Depois, separe um vaso de 25 litros, com pelo menos 6 furos drenantes embaixo.

Então, prepare a mistura de terra e separe um pouco de cobertura seca para colocar em cima (grama ou folhas). O bálsamo é uma planta que cresce bem em meia sombra, recebendo os horários de sol ameno sem grandes problemas. Contudo, a sua rega deve ser feita de forma espaçada, a cada 7 ou 8 dias, dependendo do clima em que você vive. Veja a seguir uma sugestão de mistura de terra para utilizar no cultivo:

  • 1 parte de areia lavada;
  • 1 parte de composto da composteira;
  • 50 gramas de calcário dolomítico;
  • 1 parte de terra vegetal.

Com esses ingredientes você terá uma terra nutritiva, drenante e pouco ácida para poder cultivar a sua planta. Por fim, misture tudo, encha o vaso com a terra, transplante a sua muda e cubra a superfície com um material seco, para preservaras bactérias benéficas do solo.

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais