Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Amendoim faz mal para cães? Descubra se esse alimento é benéfico! - Fonte: Canva
Amendoim faz mal para cães? Descubra se esse alimento é benéfico! - Fonte: Canva

Amendoim faz mal para cães? Descubra se esse alimento é benéfico!

Recife, 3 de julho de 2022, por Claudia Maciel. Cães podem comer amendoim? Primeiramente, vamos falar desse alimento rico em minerais e vitaminas valiosas que é o amendoim. Ele contém vitamina B6, vitamina E, fósforo, niacina e muitos outros nutrientes benéficos para nossa saúde.

Existem muitos tipos de amendoim, com casca, sem casca, com sal, sem sal, temperado com pimenta, salsa e outras especiarias.

Além disso, o amendoim é um ótimo aperitivo, muitas pessoas costumam compor tabuas de petiscos utilizando esse grão em festas e comemorações. Mas, será que é seguro para cachorros? Se você é dono de cachorro, precisa ler isso.

Cães podem comer amendoim?

A princípio, o amendoim é seguro para cães, porém, é importante que sejam fornecidas pequenas quantidades e que seja amendoim sem casca e preferencialmente sem sal.

Em segundo lugar, não ofereça esse alimento ao seu animal sempre que desejar. O Médico Veterinário ou Zootecnista responsável pela dieta do seu cão, pois, assim você consegue saber a quantidade correta que pode ser fornecida ao seu animal de estimação.

Todos os cães podem comer esse alimento?

Amendoim faz mal para cães? Descubra se esse alimento é benéfico! - Fonte: Canva
Amendoim faz mal para cães? Descubra se esse alimento é benéfico! – Fonte: Canva

Essa pergunta é muito importante, pois, alguns animais possuem condições de saúde que não permite o consumo de amendoim, confira abaixo quais são:

Cães com problemas renais: o amendoim com sal ou a manteiga oriunda desse alimento contem muito sódio, ou sal, o que pode fortemente piorar os problemas renais do animal.

Cães com sobrepeso: tanto o amendoim como a manteiga oriunda desse alimento são ricos em gorduras.

Quanto de amendoim é seguro para os cães?

Em primeiro lugar, pense que tudo é questão de equilíbrio e para determinar a quantidade adequada desse alimento é necessário a ajuda de um profissional. Aqui nós vamos apenas sugerir uma maneira de não exagerar.

Se o seu cachorro ama amendoim, não der mais do que alguns grãos por dia. Agora, você pode dividir uma quantidade para 3 ou vezes por dia.

Lembre-se de remover as cascas, como citado acima. Especialmente se o seu cachorro for de pequeno porte, isso evita que ele se engasgue e evita maiores problemas.

Você costuma dar esse petisco para seu cão? Me diz nos comentários quais as comidas preferidas dele e como você controla que ele coma tudo que ver pela frente. Vou gostar muito de saber. Alias, não sai sem conferir mais matérias como essa em nosso blog Mato Grosso é Agro