Itatiba – SP, 21 de julho de 2022, por Keila Mota – Para todo aquele que curte uma caipirinha, essa receita é para você. Já experimentou caipirinha de seriguela? De antemão, essa bebida alcoólica, é originária do Brasil e, mais precisamente, de São Paulo.
Desde já, a seriguela, que possui variações em seu nome para ciriguela, ceriguela ou siriguela, também tem sua origem brasileira. Assim, é bastante cultivada, principalmente, no Nordeste de nosso País.
A princípio, a receita original dessa bebida é feita apenas com limão. Porém, é uma bebida bastante versátil e agregar variadas frutas à ela, pode sim, ser uma boa opção. Então, que tal aprender mais uma versão e variar na sua caipirinha?

Para fazer uma caipirinha de seriguela, anote
- Seriguelas – 6
- Açúcar – 2 colheres de açúcar
- Suco de limão – 40 mL
- Água tônica sabor limão – 100 mL
- Vodka – 1 dose
- Gelo – a gosto
Como preparar nossa caipirinha do sertão
Para preparar, é muito fácil! Em primeiro lugar, coloque as seriguelas devidamente higienizadas em um copo comum ou em uma shakeira. Dessa forma, adicione as colheres de açúcar e amasse as frutinhas com algum tipo de amassador. Feito isso, acrescente pedaços de gelo, juntamente com a Vodka e o suco de limão.
Agora, se você não tiver uma shakeira e estiver preparando em um copo comum, improvise para shakear. Desse modo, use um copo maior e que não seja de vidro. Nesse sentido, coloque-o sobre o copo em que está o preparo, tampando-o. Dessa forma, balance-o, simulando uma shakeira mesmo.
Afinal, o segredo aqui é sacudir bem, para que o sabor fique bastante apurado. Por último, para que o sabor fique ainda mais incrível, acrescente água tônica. Finalize com rodelas de limão e a própria seriguela para decorar. Como resultado, uma sensacional caipirinha de seriguela, pronta para ser servida e apreciada.
Curiosidades sobre os benefícios da seriguela
A seriguela é uma fruta muito apreciada, pois seu sabor é bem adocicado. Além disso, vale a pena, pois tem um preço acessível e proporciona vários benefícios para nossa saúde. Segundo o nutrólogo Dr. Diego Pascaretta, em matéria para a Globo, em 28/01/2021, esta fruta é rica em vitaminas A, do complexo B e C.
Logo, é excelente para ser consumida in natura, bem como em sucos. Todavia, o nutrólogo orienta a higienizar muito bem a fruta, uma vez que sua casca pode estar contaminada. Isso se dá porque ela é colhida diretamente do chão.
Igualmente, o médico orienta a ingerir o suco em no máximo 2 (duas) horas, para que a fruta não perca todos os seus nutrientes com o processo de oxidação. Por fim, nosso blog Mato Grosso é Agro ressalta a importância de consumir a caipirinha de seriguela, assim como qualquer bebida alcoólica somente com moderação. Enfim, espero que tenha gostado e até a próxima!
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.