Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Como fazer caipirinha de seriguela? Essa fica muito melhor que de morango, confira!
Como fazer caipirinha de seriguela? Essa fica muito melhor que de morango, confira! "Fonte Canva"

Como fazer caipirinha de seriguela? Essa fica muito melhor que de morango, confira!

Itatiba – SP, 21 de julho de 2022, por Keila Mota – Para todo aquele que curte uma caipirinha, essa receita é para você. Já experimentou caipirinha de seriguela? De antemão, essa bebida alcoólica, é originária do Brasil e, mais precisamente, de São Paulo. 

Desde já, a seriguela, que possui variações em seu nome para ciriguela, ceriguela ou siriguela, também tem sua origem brasileira. Assim, é bastante cultivada, principalmente, no Nordeste de nosso País.

A princípio, a receita original dessa bebida é feita apenas com limão. Porém, é uma bebida bastante versátil e agregar variadas frutas à ela, pode sim, ser uma boa opção. Então, que tal aprender mais uma versão e variar na sua caipirinha?

Como fazer caipirinha de seriguela? Essa fica muito melhor que de morango, confira!
Como fazer caipirinha de seriguela? Essa fica muito melhor que de morango, confira! “Fonte Canva”

Para fazer uma caipirinha de seriguela, anote

  • Seriguelas – 6
  • Açúcar – 2 colheres de açúcar
  • Suco de limão – 40 mL
  • Água tônica sabor limão – 100 mL
  • Vodka – 1 dose
  • Gelo – a gosto

Como preparar nossa caipirinha do sertão

Para preparar, é muito fácil! Em primeiro lugar, coloque as seriguelas devidamente higienizadas em um copo comum ou em uma shakeira. Dessa forma, adicione as colheres de açúcar e amasse as frutinhas com algum tipo de amassador. Feito isso, acrescente pedaços de gelo, juntamente com a Vodka e o suco de limão. 

Agora, se você não tiver uma shakeira e estiver preparando em um copo comum, improvise para shakear. Desse modo, use um copo maior e que não seja de vidro. Nesse sentido, coloque-o sobre o copo em que está o preparo, tampando-o. Dessa forma, balance-o, simulando uma shakeira mesmo. 

Afinal, o segredo aqui é sacudir bem, para que o sabor fique bastante apurado. Por último, para que o sabor fique ainda mais incrível, acrescente água tônica. Finalize com rodelas de limão e a própria seriguela para decorar. Como resultado, uma sensacional caipirinha de seriguela, pronta para ser servida e apreciada.

Curiosidades sobre os benefícios da seriguela

A seriguela é uma fruta muito apreciada, pois seu sabor é bem adocicado. Além disso, vale a pena, pois tem um preço acessível e proporciona vários benefícios para nossa saúde. Segundo o nutrólogo Dr. Diego Pascaretta, em matéria para a Globo, em 28/01/2021, esta fruta é rica em vitaminas A, do complexo B e C.

Logo, é excelente para ser consumida in natura, bem como em sucos. Todavia, o nutrólogo orienta a higienizar muito bem a fruta, uma vez que sua casca pode estar contaminada. Isso se dá porque ela é colhida diretamente do chão.

Igualmente, o médico orienta a ingerir o suco em no máximo 2 (duas) horas, para que a fruta não perca todos os seus nutrientes com o processo de oxidação. Por fim, nosso blog Mato Grosso é Agro ressalta a importância de consumir a caipirinha de seriguela, assim como qualquer bebida alcoólica somente com moderação. Enfim, espero que tenha gostado e até a próxima!

Sou cristã, goiana, filha, esposa e mãe de duas crianças lindas. Com Graduação em Letras, pela Universidade Federal de Goiás, sempre fui apaixonada por leitura e escrita. Aos nove anos de idade, ganhei um concurso de redação, realizado entre alunos da rede municipal da cidade de Jataí-Go. Foi um verdadeiro "marco" para o que se estenderia por toda a minha vida. Embora, por decisão de ser mãe em tempo integral, não esteja atuando na área da Educação, também amo ensinar. Atualmente resido em Jarinu-SP, sou redatora e corretora de redações. Tenho certificações em Copywriting; Produção e Revisão de Conteúdo para Web; ambos pela Rock University.