Casca da banana serve para quê? Veja seus benefícios e como usar essa medicina natural!

Casca da banana serve para quê? Entenda Reprodução: Canva

São Paulo, 20 de junho de 2022, hoje, por Marcela Nunes – Você já deve ter se perguntado “a casca da banana serve para quê?”. Isso porque, se sabe bastante sobre os benefícios da popa da fruta, mas a casca ainda é pouco divulgada. Contudo, ela apresenta muitos benefícios inimagináveis.

Assim, para que você entenda de uma vez por todas para que serve a casca da banana e como usar essa medicina natural é que preparamos esse artigo hoje. Acompanhe a leitura e descubra como melhorar a sua saúde usando esse ingrediente maravilhoso que você provavelmente iria jogar fora.

Leia também: Como plantar manjericão em sementeira? Veja o passo a passo e aprenda rapidamente
Casca da banana serve para quê?
A casca da banana é um alimento super nutritivo e pouco utilizado. Contudo, á muito comum jogarmos fora a casca da banana, mas isso é um grande desperdício. Isso porque existem inúmeros nutrientes ali que são essenciais para a manutenção da saúde e para um envelhecimento saudável. Sendo assim, acompanhe a seguir os benefícios da casca da banana e algumas dicas sobre como usar esse ingrediente riquíssimo.
Benefícios da casca da banana
Primeiramente, é preciso saber que a casca da banana é rica em Vitamina A, C, b6, luteína e minerais, como potássio, fósforo, magnésio, triptofano e cálcio, além de ser muito rica em fibras. Todos esses nutrientes são muito importantes na manutenção de diversas funções do corpo.

O fosfato e o magnésio fortalecem os dentes e ossos, evitando a perda óssea, que pode ser tão cara na velhice. O triptofano aumenta os níveis de serotonina e melhora a qualidade do sono. A luteína é responsável pela saúde dos olhos.

Nesse sentido, as fibras são excelentes para regular a atividade do intestino, garantindo que você possa ir ao banheiro com regularidade e evitando doenças cardiovasculares. Esse movimento é muito importante para a saúde do corpo em geral, e também para diminuir os níveis de estresse.

A casca da banana ainda possui antioxidantes que combatem os radicais-livres. Portanto, esse efeito é o que previne doenças graves, como o câncer. Incrível, não é mesmo?
Fonte de potássio
O potássio é o mineral responsável por regular a pressão arterial e assim evitar infarto e doenças cardiovasculares. Além disso, o potássio evita a fadiga muscular e diminui a retenção de líquidos no corpo.

É o que garante Marcella Garcez, nutróloga e diretora da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), em entrevista concedida ao site UOL, em matéria de 16.09.2020.

De acordo com a especialista, quando há um desequilíbrio desse mineral, pode ocorrer hipertensão, que é um dos fatores de risco para as doenças cardíacas. Isso ocorre porque o sódio em excesso se acumula no sangue e pressiona os vasos sanguíneos. O potássio contribui com a eliminação do sódio no organismo por meio da urina. Por isso, o consumo regular de banana reduz riscos de doenças como acidente vascular cerebral (AVC) ou infartos.

Veja em seguida: Melhor receita de almoço para GANHAR massa magra e PERDER gordura: confira e inicie hoje!
Como usar essa medicina natural
Casca da banana serve para quê? Veja seus benefícios e como usar essa medicina natural Reprodução: Canva

Com tantos benefícios, é importante que você saiba como usar a casca da banana na sua alimentação. Acompanhe as dicas!
Chá de casca de banana
Uma opção leve e natural para consumir a casca da banana é fazendo o seu chá. Para isso, você deve colocar uma banana e águia em uma panela até cobrir a banana. Deixe ferver por aproximadamente 7 a 10 minutos. Sirva-se. Esse é um chá excelente para ajudar a dormir.
Geleia de casca de banana
Desse modo, você também pode consumir a casca de banana por meio da geleia. Para isso, você deve picar a casca de banana (2 xícaras), além de outras frutas, como ameixa e maçã.

Corte todos os ingredientes bem pequenos e rale a maça com casca. Misture as frutas em uma panela com um pouco de água e cozinhe bem. No entanto, não é necessário adicionar açúcar, esses três ingredientes já possuem o doce natural. Essa receita é excelente para auxiliar o funcionamento do intestino.
Carne de casca de banana
Por fim, você também pode usar a casca de banana em receitas salgadas, no lugar da carne mesmo. Para isso, basta cortar duas cascas de banana em tiras bem finas. Refogue a casca de banana com cebola e alho e adicione um pouco de água. Deixe cozinhar.

Assim, adicione outros vegetais, como tomate e cenoura e temperos que gostar, por exemplo, cheiro verde. Essa receita pode ser aproveitada com pães, como lanche, ou como prato principal, com arroz e salada.

E então, gostou das dicas? Conte para nós nos comentários se você já conhecia os benefícios da banana e casca.

Você também pode gostar de: Cosméticos naturais: 5 receitas de DESODORANTE caseiro, tem sólido e líquido!

Marcela Nunes: Formada em direito pela USP-SP, decidi abandonar os processos e viajar pelo Brasil. Por conservar o amor pela escrita, sigo esse caminho como redatora. Acredito que a comunicação e as palavras são formas divinas de passar mensagens, pequenas ou grandiosas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.

ler mais