Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Casca da banana serve para quê? Entenda Reprodução: Canva
Casca da banana serve para quê? Entenda Reprodução: Canva

Casca da banana serve para quê? Veja seus benefícios e como usar essa medicina natural!

São Paulo, 20 de junho de 2022, hoje, por Marcela Nunes – Você já deve ter se perguntado “a casca da banana serve para quê?”. Isso porque, se sabe bastante sobre os benefícios da popa da fruta, mas a casca ainda é pouco divulgada. Contudo, ela apresenta muitos benefícios inimagináveis.

Assim, para que você entenda de uma vez por todas para que serve a casca da banana e como usar essa medicina natural é que preparamos esse artigo hoje. Acompanhe a leitura e descubra como melhorar a sua saúde usando esse ingrediente maravilhoso que você provavelmente iria jogar fora.

Leia também: Como plantar manjericão em sementeira? Veja o passo a passo e aprenda rapidamente
Casca da banana serve para quê?
A casca da banana é um alimento super nutritivo e pouco utilizado. Contudo, á muito comum jogarmos fora a casca da banana, mas isso é um grande desperdício. Isso porque existem inúmeros nutrientes ali que são essenciais para a manutenção da saúde e para um envelhecimento saudável. Sendo assim, acompanhe a seguir os benefícios da casca da banana e algumas dicas sobre como usar esse ingrediente riquíssimo.
Benefícios da casca da banana
Primeiramente, é preciso saber que a casca da banana é rica em Vitamina A, C, b6, luteína e minerais, como potássio, fósforo, magnésio, triptofano e cálcio, além de ser muito rica em fibras. Todos esses nutrientes são muito importantes na manutenção de diversas funções do corpo.

O fosfato e o magnésio fortalecem os dentes e ossos, evitando a perda óssea, que pode ser tão cara na velhice. O triptofano aumenta os níveis de serotonina e melhora a qualidade do sono. A luteína é responsável pela saúde dos olhos.

Nesse sentido, as fibras são excelentes para regular a atividade do intestino, garantindo que você possa ir ao banheiro com regularidade e evitando doenças cardiovasculares. Esse movimento é muito importante para a saúde do corpo em geral, e também para diminuir os níveis de estresse.

A casca da banana ainda possui antioxidantes que combatem os radicais-livres. Portanto, esse efeito é o que previne doenças graves, como o câncer. Incrível, não é mesmo?
Fonte de potássio
O potássio é o mineral responsável por regular a pressão arterial e assim evitar infarto e doenças cardiovasculares. Além disso, o potássio evita a fadiga muscular e diminui a retenção de líquidos no corpo.

É o que garante Marcella Garcez, nutróloga e diretora da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), em entrevista concedida ao site UOL, em matéria de 16.09.2020.

De acordo com a especialista, quando há um desequilíbrio desse mineral, pode ocorrer hipertensão, que é um dos fatores de risco para as doenças cardíacas. Isso ocorre porque o sódio em excesso se acumula no sangue e pressiona os vasos sanguíneos. O potássio contribui com a eliminação do sódio no organismo por meio da urina. Por isso, o consumo regular de banana reduz riscos de doenças como acidente vascular cerebral (AVC) ou infartos.

Veja em seguida: Melhor receita de almoço para GANHAR massa magra e PERDER gordura: confira e inicie hoje!
Como usar essa medicina natural
Casca da banana serve para quê? Veja seus benefícios e como usar essa medicina natural Reprodução: Canva Casca da banana serve para quê? Veja seus benefícios e como usar essa medicina natural Reprodução: Canva

Com tantos benefícios, é importante que você saiba como usar a casca da banana na sua alimentação. Acompanhe as dicas!
Chá de casca de banana
Uma opção leve e natural para consumir a casca da banana é fazendo o seu chá. Para isso, você deve colocar uma banana e águia em uma panela até cobrir a banana. Deixe ferver por aproximadamente 7 a 10 minutos. Sirva-se. Esse é um chá excelente para ajudar a dormir.
Geleia de casca de banana
Desse modo, você também pode consumir a casca de banana por meio da geleia. Para isso, você deve picar a casca de banana (2 xícaras), além de outras frutas, como ameixa e maçã.

Corte todos os ingredientes bem pequenos e rale a maça com casca. Misture as frutas em uma panela com um pouco de água e cozinhe bem. No entanto, não é necessário adicionar açúcar, esses três ingredientes já possuem o doce natural. Essa receita é excelente para auxiliar o funcionamento do intestino.
Carne de casca de banana
Por fim, você também pode usar a casca de banana em receitas salgadas, no lugar da carne mesmo. Para isso, basta cortar duas cascas de banana em tiras bem finas. Refogue a casca de banana com cebola e alho e adicione um pouco de água. Deixe cozinhar.

Assim, adicione outros vegetais, como tomate e cenoura e temperos que gostar, por exemplo, cheiro verde. Essa receita pode ser aproveitada com pães, como lanche, ou como prato principal, com arroz e salada.

E então, gostou das dicas? Conte para nós nos comentários se você já conhecia os benefícios da banana e casca.

Você também pode gostar de: Cosméticos naturais: 5 receitas de DESODORANTE caseiro, tem sólido e líquido!

Formada em direito pela USP-SP, decidi abandonar os processos e viajar pelo Brasil. Por conservar o amor pela escrita, sigo esse caminho como redatora. Acredito que a comunicação e as palavras são formas divinas de passar mensagens, pequenas ou grandiosas.