Por que tem dívida que não aparece na Serasa? Entenda como funciona

Quando a dívida simplesmente deixa de aparecer na Serasa, significa que ela está caduca.

Ponta Grossa, 17 de junho de 2022, por Lorena Rogenski ─ Por que tem dívida que não aparece na Serasa ─ Alguns consumidores inadimplentes têm dúvidas quando o nome simplesmente não aparece no órgão de proteção ao crédito. Nesta data, o Guia do Ex-Negativado fala por que isso acontece.
Por que tem dívida que não aparece na Serasa
Os consumidores inscritos nos órgãos de proteção ao crédito têm dúvidas do por que tem dívida que não aparece na Serasa. Devido ao grande número de informações, pode acontecer de uma dívida não aparecer nele.

Entretanto, se a dívida não está aparecendo na Serasa, verifique a mesma no SPC e SCPC. Então, se ela não estiver em nenhum sistema, provavelmente ela está caduca. Isso não significa que o consumidor deve deixar de pagar.

É importante saber a diferença entre Nome Negativado e Dívida Atrasada. Afinal, para que o CPF seja inscrito nos órgãos, as empresas devem encaminhar um aviso sobre a situação aos consumidores. E, se não for cumprido dentro do prazo, essa será a consequência.
Dívida após 5 anos pode ser cobrada judicialmente
Saiba por que tem dívida que não aparece no Serasa Saiba por que tem dívida que não aparece na Serasa – Imagem: Pixabay

Embora a maioria dos consumidores ache isso provável, uma dívida não pode ser cobrada judicialmente após 5 anos.

Segundo a legislação brasileira, o prazo das dívidas é de 5 anos. Esse período começa a contar a partir da data de vencimento.

Ao final do prazo, o débito será prescrito e o credor não poderá mais reivindica-lo. Ou seja, ele não pode mais ser cobrado, a menos não judicialmente.

Todavia, acordos extrajudiciais podem acontecer entre a empresa e o consumidor. É importante ressaltar que esse acordo deve estar dentro das condições do Código de Defesa do Consumidor.

Veja também: Dívida caducada no SPC e Serasa pode continuar sendo cobrada? Entenda
Dívida Serasa caduca
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, após 5 anos de inscrição, as dívidas caducam. Isso significa que o CPF do consumidor deve ser obrigatoriamente retirado da inscrição.

Além disso, quando uma dívida caduca, ela não pode mais interferir na pontuação do score do consumidor. Todavia, mesmo com a dívida “apagada”, isso não quer dizer que ela deixa de existir.

Se a dívida for em um banco, por exemplo, é comum que ele cobre por conta própria ou por uma empresa terceirizada. A única diferença é que antes dos 5 anos, essa dívida pode ser cobrada judicialmente. Após esse prazo, ela não pode ser cobrada nessas condições.
Serasa Limpa Nome
O Serasa Limpa Nome é um ambiente seguro e indicado para os consumidores que querem negociar suas dívidas.

Somente os consumidores conseguem ver os acordos e condições em aberto, então, não se preocupe.

Lembre-se: Se estiver com alguma oferta do Serasa Limpa Nome em aberto, isso não significa que o nome está negativado.

Gosta de investir? Confira a matéria de Ana Beatriz Hoffert, no blog Casa Vogue, e veja as dicas para aumentar o valor do seu imóvel para possíveis compradores.

Veja também: Saiba quanto custa um casamento no civil e as taxas inclusas no processo
FESTA NA CAIXA: tenha RENDA EXTRA com pouco investimento (aprenda ainda a CALCULAR E REDUZIR CUSTOS)

Comments are closed.