Como dar descarte correto do óleo de cozinha: dicas importantes para colocar em prática

Saiba como reaproveitar esse produto agora mesmo

Hortolândia, 02 de junho de 2022, por Caroline Alcides- Como dar descarte correto do óleo de cozinha? Veja aqui no Blog News Cotidiano, do site É Mais MT dicas de como descartar da maneira apropriada bem como reaproveitar esse produto que seria “jogado fora”.

Além disso, ajude o meio ambiente, como também gere uma graninha com a venda do sabão em barra caseiro.
Como dar descarte correto do óleo de cozinha, dicas importantes para colocar em prática
O óleo de cozinha usado quando descartado inadequadamente, contamina o solo. Você sabia que um litro de óleo despejado no ralo da pia pode poluir um milhão de litros de água potável? Pois é, um número muito alto, não?

Além disso, quando o óleo usado é descartado na pia, pode acumular no encanamento que leva ao entupimento da rede de esgoto, aliás essa sujeira toda atrai insetos, baratas e ratos para a sua casa.

Leia mais: 5 exemplos dos aparelhos eletrodomésticos indispensáveis em sua cozinha
Saiba como fazer o descarte do óleo de cozinha
descarte correto do óleo de cozinha Como dar descarte correto do óleo de cozinha, dicas importantes para colocar em prática. Foto: Canva pro

Sobretudo, após utilizar óleo deixe ele esfriar, assim você pode decidir se vai descartá-lo, reutilizá-lo ou doá-lo. Desta forma, armazene o produto em um recipiente com tampa de modo que fique bem vedado. Nunca jogue óleo no ralo ou no solo!

Ainda assim, limpe os resíduos com uma folha de papel toalha, e jogue no lixo. Afinal, além da poluição do solo, a pia e a caixa de gordura podem entupir. Gerando uma grande dor de cabeça.
Aprenda a reaproveitar o óleo de cozinha e transformar em sabão caseiro
Se você não sabe o que fazer com o óleo utilizado, pode guardar até gerar quantidade suficiente para preparar um sabão caseiro poderoso. Use para limpeza da casa bem como limpar as roupas. Veja os poucos ingredientes e logo depois o passo a passo bem fácil:

Você vai precisar de:

4 litros de óleo de cozinha usado;
1 kg de soda cáustica;
2 litros de água quente;
1 litro de álcool;
5 ml de essência (opcional).

Modo de preparo: em primeiro lugar, coloque luvas e máscara de proteção. Em seguida misture a soda caustica bem como a água quente. Despeje a água devagar e mexa com uma colher de pau até que a soda se dissolva por completo. Mantenha o rosto longe da mistura.

Jogue o óleo de cozinha e continue mexendo até ele incorporar, e começar a ganhar consistência. Saiba que é preciso ter paciência, pois esse processo pode demorar cerca de 30 minutos. Misture sem parar.

Desta forma, adicione o álcool como também a essência de sua preferência. Continue mexendo até que o líquido fique mais consistente. Despeje tudo em uma forma de plástico. Por fim, deixe secar por 1 dia e depois corte em pedaços, formando as barras de sabão. Portanto, o produto está pronto para uso.
Sugestão de leitura
Você também pode apostar em outros truques para facilitar a rotina doméstica. Para isso, confira essa matéria de Stephanie Calazans para o UOL, de 19/07/2021. E saiba mais!

Leia também: Dicas para escolher a melhor máquina de lavar e secar roupas e descubra dicas de cuidados com o eletrodoméstico para durar mais tempo
DICAS INCRÍVEIS para você fazer a sua HORTA EM CASA fresquinha, orgânica e saborosa

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito ler mais