Chá gratuito: aprenda o passo a passo de como plantar espinheira santa

Uma das ervas mais benéficas no combate de problemas estomacais

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


São Paulo, quarta-feira, 8 de junho por Lucca Ranoya – Hoje, você vai aprender um passo a passo simples, rápido e fácil de fazer para plantar espinheira santa. A erva é uma das mais usadas para auxiliar no tratamento de problemas estomacais, úlceras e gastrites.

Continua depois da publicidade

Com essas dicas de plantio da espinheira santa, você poderá colher as folhas, realizar a secagem aí na sua casa mesmo e fazer o seu chá, sem precisar comprá-la nos mercados. A vantagem dos chás da espinheira são muitas, super antioxidante, calmante, anti-inflamatório, etc. Confira a seguir o passo a passo que o Vida de Casa separou para você.

Continua depois da publicidade

Veja também: Faça você mesmo: ideias para criar marca páginas; confira
Plantando a espinheira santa
Antes de tudo, é importante começar a plantar com uma muda. Isso irá acelerar o processo de desenvolvimento e fará com que possa colher as folhas da planta mais rápido. Entretanto, se quiser semear, pode encontrar sementes preparadas em lojas especializadas.

Continua depois da publicidade

Assim, se escolher plantar pela semente, o que precisará fazer será o processo de germinação, proteção de muda, para depois poder transplantar para um vaso maior ou para o solo. Enfim, realize esse pequeno investimento para não ter que se preocupar em gastar mais no futuro.
Local para plantar espinheira santa
Então, para começar, escolha o local em que irá cultivar a sua espinheira santa. É uma espécie que não se dá bem em locais muito gelados, com geadas. Aliás, ela gosta de bastante sol pleno, por pelo menos 6 horas diárias. Se cultivar dentro de casa, cultive em um local que bata sol. Luminosidade indireta não basta para a espinheira santa.

Chá gratuito: aprenda o passo a passo de como plantar espinheira santa - Reprodução Canva Chá gratuito: aprenda o passo a passo de como plantar espinheira santa – Reprodução Canva

Leia também: Faça você mesmo: ideias para criar marca páginas; confira
Solo ideal para a espinheira santa
Em segundo lugar, analise o solo. É importante que, independente de onde for cultivar, vaso ou chão, que se crie uma mistura de terra com alta quantidade de matéria orgânica e drenável. Dessa forma, o excesso de água de uma rega descuidada não prejudicará a sua verdinha.

Dessa forma, use uma terra vegetal de qualidade, alguns matérias drenantes como areia lavada, perlita ou fibra de coco, em 15% da quantidade e adube organicamente. Usar restos da compostagem, húmus de minhoca e esterco curtido podem ser boas opções para aumentar o teor de matéria orgânica do local e, em simultâneo, adubar o solo.
Passo a passo resumido
Por fim, retire a muda do saco, monte o seu vaso da forma adequada (furos, manta, argila expandida, terra e cobertura morta) ou crie um berço no solo, com cerca de meio metro de profundidade por 50 centímetros de largura. Se for plantar mais de uma muda, crie uma distância de ao menos 1 metro e meio entre as plantas.

Nesse segundo caso, tire a terra nativa, caso perceba que é dura e mais pobre e reponha com a mistura de terra que sugerimos acima. Em seguida, coloque a muda e cubra com o restante da terra, até que toda a parte da raiz esteja coberta.

Para finalizar, realize uma rega abundante para assentar todo o material. Ainda assim, no início do cultivo, para a espinheira santa desenvolver raízes, é preciso manter o solo úmido (não alagado), por todo o tempo. Agora é só dar tempo ao tempo e você verá a sua amigona crescer!

E aí, curtiu a matéria? Fique agora co o vídeo do canal do YouTube “Fabrício_ tdf” para saber mais sobre o processo de plantio da espinheira santa e suas possíveis dificuldades.

Não saia antes de ler: Bolinho de batata doce e frango na air fryer: veja como fazer em poucos minutos

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais