Qual o melhor horário para regar o seu jardim? Descubra agora

O sol forte, em excesso, pode ser fatal para as suas plantinhas

Foto do revisor (Ellen Alves)
Revisado por: (Ellen Alves)
Anúncio


São Paulo, segunda-feira, 18 de julho por Lucca Ranoya – Você sabe qual o melhor horário para regar o seu jardim? Isso pode variar muito dependendo do contexto da rega, por exemplo, se o solo já está seco, se ainda está molhado, quais são as espécies plantadas ali, em que estágio de evolução estão, etc. Porém, existe uma regra geral que pode ser estipulada para a maior parte dos casos.

Continua depois da publicidade

O sol forte pode acabar sendo o vilão na vida das suas plantas, caso esqueça de regá-las consistentemente. Afinal, a rega é um fator crucial para todos os vegetais prosperarem, sendo algo que não pode ser negligenciado na hora do cultivo. Enfim, já adiantamos que o melhor horário para regar o seu jardim não é ao meio-dia! Para saber mais, acesse o Vida de Casa.

Continua depois da publicidade
Qual o melhor horário para regar o seu jardim? Descubra agora - Reprodução Canva
Qual o melhor horário para regar o seu jardim? Descubra agora – Reprodução Canva

Qual o melhor horário para regar o seu jardim?

Rega do meio-dia

Existem dois períodos que entregam melhores resultados e que diminuem o risco de a rega dar errada. Em primeiro lugar, considere que o sol pode acabar esquentando demais o soo e diminuir o tempo em que a água fica ali até evaporar. Dessa forma, regar ao pleno sol pode diminuir o tempo de absorção que as raízes das plantas têm para absorver o líquido. E isso pode acabar murchando as verdinhas e as prejudicando.

Continua depois da publicidade

Rega noturna

O segundo período menos ideal para se regar as suas verdinhas é de noite. Afinal, nessa hora a água leva mais tempo para evaporar. Assim, se molhar a superfície das folhas durante o processo, pode deixá-las mais vulneráveis a infeções fúngicas e outras pragas, uma vez que o líquido demorará para evaporar do local.

Rega pela manhã

Esse é o melhor horário para regar o seu jardim, porque a temperatura provavelmente irá subir no decorrer do dia e fará com que as plantas consigam utilizar a água já absorvida pela manhã. Além disso, até o final do dia, provavelmente o solo deixará de ficar encharcado, fazendo com que o ciclo da rega, no próximo dia, esteja no tempo e ritmo perfeito.

Rega de no final da tarde

É o segundo melhor horário para regar o seu jardim, visto que a potência do sol já abaixou e a água do solo não evaporará tão rapidamente. Entretanto, é pior que pela manhã porque pode deixar o solo úmido por mais tempo, durante toda a noite. Com isso, as raízes ficarão mais expostas à umidade, o que pode não ser bom para algumas espécies.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais