Bananeira: aprenda como cuidar dessa espécie tão tradicional

Com certeza a banana é uma das frutas mais encontradas na casa dos brasileiros, mas a sua árvore não é de tão fácil acesso

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


Rio de Janeiro, quarta-feira, 10 de agosto por Amanda Barbosa — Além de nos oferecer uma fruta maravilhosa e saudável, a bananeira tem outras funcionalidades. Sobretudo, ela é completamente utilizada na culinária, suas cascas viram doces, assim como sua fruta pode ser consumida de várias formas. Segundo matéria publicada em 19 de dezembro de 2021, pela Globo.com, no Ceará, as mulheres se juntam para fazer artesanato com a fibra da bananeira.São 33 mulheres que produzem bolsas, cestas, bandejas e diversos artigos de decoração. Para algumas das artesãs, a comercialização das peças virou a principal fonte de renda da família.”

Continua depois da publicidade

Aqui no blogue Vida de Casa você vai encontrar uma série de informações sobre o cultivo de plantas. Além disso, estão disponíveis assuntos como: fertilizantes, adubos, as mais variadas espécies e seus benefícios. Dessa forma, você conseguirá manter e fazer as suas verdinhas se desenvolverem o melhor possível: saudáveis e fortes.

Continua depois da publicidade

Segundo a Wikipedia: o principal grupo de bananas comestíveis derivam de Musa acuminata e Musa balbisiana. Como exemplo da aplicação do sistema de nomenclatura baseada no genoma, a planta antes designada como Musa cavendishii tornou-se Musa (grupo AAA) ‘Cavendish anã’. O “novo” nome mostra, de forma clara, que a ‘Cavendish anã’ é triplóide, com três grupos de cromossomas, todos derivados de Musa acuminata, agora designada pelo “A”. Quando nos referimos a Musa balbisiana utilizamos a letra “B” para o mesmo efeito.

Continua depois da publicidade

Cultivar bananeira em casa

Antes de mais nada, é importante que você escolha uma árvore tipo anã, porque ela pode chegar até os 4 m de altura. Por outro lado, as bananeiras convencionais chegam até 15 m. Além disso, escolha vasos grandes, e durante o período da tarde, enquanto elas forem jovens, deixe-as na sombra. Apesar de serem árvores tropicais, elas precisam de umidade.

Agora, para o solo, procure um que tenha bastante matéria orgânica, é importante que elas fiquem bem nutridas. Frequentemente elas precisam ser regadas, todos os dias, se possível. Sobretudo, use fertilizantes, ou adubos naturais e não esqueça de verificar se tem algum tipo de praga ou erva daninha colocando a sua árvore em perigo.

Depois de ter acompanhado esse artigo, espero que tenha gostado. Por fim, deixe seu comentário ao final do texto e aproveite para compartilhar com mais pessoas. Além disso, não esqueça de continuar seguindo a nossa página para ver mais publicações como esta. Certamente você irá se  surpreender com as dicas diárias que nós disponibilizamos.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais