Composteira caseira simples: veja esse passo a passo

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


Arenápolis, quarta-feira, 10 de agosto, Por Carlos Eduardo – A princípio, um dos principais fatores para se obter uma produção de hortas de sucesso, sem dúvidas são os nutrientes adequados para favorecer um bom desenvolvimento para o cultivo. No entanto, não são todas as terras que possuem essas características para obter uma boa produção. Geralmente, algumas pessoas optam por realizar a produção de sua horta, seja para consumo próprio ou para revenda em locais de casa como o quintal. Porém, na maioria das vezes a produção realizada em locais como esses não vão para frente e acabam sendo destruídas.

Continua depois da publicidade

Isso ocorre pelo fato da planta não possuir os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. No entanto, existem algumas formas simples de levar esses nutrientes de forma orgânica para o solo onde se realiza o cultivo. Além disso, uma das formas mais simples de favorecer o solo com nutrientes são através da adubação, seja de forma química ou orgânica. Ainda mais, uma das formas de obter esses nutrientes são através da compostagem. Portanto, a nossa equipe do Vida de Casa preparou um artigo completo de como produzir uma composteira caseira. Saiba mais sobre essa matéria a seguir.

Continua depois da publicidade

Preparação da composteira

Antes de tudo, para fazer a composteira será necessário um pote de margarina. No entanto, é aconselhável que o pote seja de 500 gramas. Além disso, é importante que o pote possua tampa e que sejam feitos pequenos buracos na parte de baixo do pote, de preferência nos cantos. Contudo, após fazer os furos abaixo do pote, serão necessários fazer alguns furos na lateral, porém, é essencial que os furos não sejam grandes para evitar a entradas de insetos. Além disso, esses furos são essenciais para ajuda na decomposição.

Continua depois da publicidade

Modo de usar

Para realizar o uso da composteira basta adicionar algumas cascas, sejam de batatas, bananas ou outras. Além disso, outra mistura a se usar é a serragem, grama seca ou folhas secas. Essas misturas são essenciais para favorecer a compostagem. A matéria seca é essencial para evitar a proliferação de larvas na compostagem. Após isso, basta adicionar a mistura no pote de margarina e fechar. Com isso, a composteira já estará pronta para realizar a compostagem. Após isso, basta realizar um pequeno buraco no vaso ou local onde será realizado o cultivo e encaixar a composteira. Ela será essencial para produzir chorume e o húmus.

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais