Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Ana Maria Braga Imagem Reprodução Instagram Oficial
Ana Maria Braga Imagem Reprodução Instagram Oficial

Mais Você, programa de Ana Maria Braga, vira alvo e pode ser retirado do ar; confira agora

Piranhas, 22 de maio de 2022, por Sérgio Silva – Uma polêmica tomou conta da atração matinal da Rede Globo “Mais Você”. O programa de Ana Maria Braga virou alvo e pode ser retirado do ar após transmitir uma ação considerada racista. Entretanto, a equipe tentou contornar a situação. Veja tudo no É Mais MT.

O fato ocorreu durante a transmissão do quadro “Jogo das Panelas”, em que um concorrente de Brasília apresentou um jantar com a temática africana. Ocorre que um dos convidados estava caracterizado como um rei africano e resolveu pintar o rosto de preto. Ademais, no mesmo instante, a apresentadora pediu para interromper a transmissão e explicou que se trata de uma prática racista. Assim, programa de Ana Maria Braga virou alvo e pode ser retirado do ar.

Enfim, veja ainda: Anitta deixa dúvidas na web sobre suposta paixão por alguém; entenda
Programa Mais Você, de Ana Maria Braga, causou a revolta de ativistas
Não demorou muito para ocorrerem protestos nas redes sociais contra a emissora e o programa. Isso porque nem a presença de especialista explicando a prática contornou a situação. Um internauta comentou no Twitter:

“O cara se pintou de preto para o jantar africano e a Namaria chamou uma especialista pra explicar pq o blackface é errado. Foi muito legal eles exporem o tema em vez de tentar esconder”, disse.

Ademais, muita gente comentou que percebeu certa ingenuidade do participante do Jogo das Panelas. A intenção era impressionar e chamar a atenção com uma caracterização, porém, acabou se tornando uma prática pública de racismo.

A repercussão negativa do caso pode gerar ainda muitos problemas para o programa apresentado por Ana Maria Braga. Contudo, a emissora não se manifestou oficialmente sobre a polêmica. Também não existe nenhum registro por prática de racismo contra a emissora ou programa.

Igualmente, veja também: Felipe Neto perde seus fãs fiéis e causa revolta na web; saiba mais
O que é o blackface e quando ele surgiu
À primeira vista, pode parecer uma homenagem, mas, na verdade, a prática era utilizada por volta do século XIX nos EUA para ridicularizar afrodescendentes. Foi muito utilizada até mesmo no século XX, mas com o passar do tempo, o racismo foi sendo combatido veemente.

Muitos famosos, incluindo a própria Ana Maria Braga, já incorreram na prática. Entretanto, neste caso específico, tiveram internautas que defenderam o participante, julgando desnecessário a exposição. No Twitter alguém comentou:
“Desculpe! Mas completamente desnecessário expor um participante assim. Usar a pessoa pra dar lição de moral em rede nacional??”.
Veja também: Sucesso garantido! Simone e Simaria lançam música e web vai a loucura; confira agora

Sérgio Silva é baiano, jornalista, com experiência em Rádio, TV e redação de sites. Atuou como freelancer para diversos portais conhecidos nacional e internacionalmente.