Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Almoço perfeito: veja como fazer estrogonofe de carne de sol! Delicioso e fácil de fazer! Foto: Canva
Almoço perfeito: veja como fazer estrogonofe de carne de sol! Delicioso e fácil de fazer! Foto: Canva

Almoço perfeito: veja como fazer estrogonofe de carne de sol! Delicioso e fácil de fazer!

São José dos Campos-SP, 18 de julho de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O estrogonofe é um prato típico da Rússia, mas que ganhou muita popularidade no Brasil nos últimos tempos. E uma das opções é a receita com carne de sol, um prato mais diferenciado.

Dessa forma, se trata de uma opção das mais simples e fáceis de se fazer. Além disso, é impossível não gostar e o sabor diferenciado vai garantir aquele almoço perfeito entre amigos e familiares.

Ingredientes do estrogonofe de carne de sol

Agora, é preciso definir exatamente todos os ingredientes necessários para produzir o estrogonofe de carne de sol. Neste caso, são oito itens essenciais para colocar em prática. Confira, a seguir, o que será preciso:

  • Carne de sol: 300 gramas (precisa ser dessalgada e em tiras)
  • Cebola média: ½ unidade picada
  • Salsa picada: ½ maço
  • Alho picado: 1 dente
  • Pimenta-do-reino, sal e cominho a gosto
  • Mostarda: 1 colher de sopa
  • Extrato de tomate: 2 colheres de sopa
  • Creme de leite: 1 caixinha

Como fazer a receita passo a passo

Primeiramente, é importante pegar a carne e dessalgar, conforme já previsto na descrição dos ingredientes do prato. Então, para fazer isso, basta colocar em uma tigela com água.

Portanto, vai esperar cerca de duas horas para fazer efeito. Em seguida, vai precisar escorrer a água e também lavar a carne em água corrente. Assim, vai também deixar a carne mais limpa. Afinal de contas, isso é essencial para evitar risco de qualquer forma de contaminação.

Depois, vai pegar essa carne, colocar em uma forma untada e colocar no forno. Então, espere cerca de duas horas, em temperatura de 180 graus. Aliás, é possível até mesmo ficar pronto antes.

Almoço perfeito: veja como fazer estrogonofe de carne de sol! Delicioso e fácil de fazer! Foto: Canva
Almoço perfeito: veja como fazer estrogonofe de carne de sol! Delicioso e fácil de fazer! Foto: Canva

Contudo, é importante deixar a carne dourar. E, na metade desse tempo, vale abrir o forno e, com cuidado para não se queimar, virar de lado. Assim, as duas partes da carne vão ficar iguais e devidamente assadas.

Depois, enquanto ainda está fazendo, coloque os temperos, como o alho, o sal, a pimenta-do-reino, o cominho e a cebola. O blog Mato Grosso é Agro lembra que também é importante mexer bem para ficar uniforme.

Por fim, vai colocar a carne na panela, acrescentar o extrato tomate e esperar ferver em poucos minutos. Desse modo, também finalizar com a salsa, a mostarda e a caixinha de creme de leite para dar aquele toque especial no seu estrogonofe.

Biografia profissional: Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté), e que trabalha também no jornal OVALE, no portal Manezinho News e nos blogues do grupo Diário Prime, EmaisMT, Tecnotícias e FolhaGo.