Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Como saber se o cachorro está com febre? Confira a forma correta de verificar! - Fonte: Canva
Como saber se o cachorro está com febre? Confira a forma correta de verificar! - Fonte: Canva

Como saber se o cachorro está com febre? Confira a forma correta de verificar!

Recife, 14 de julho de 2022, por Claudia Maciel. Descobrir se o cachorro está com febre certamente é muito desafiador. Principalmente se você nunca teve um cachorro antes. Conseguir identificar os sintomas de febre no seu pet é de extrema importância para evitar maiores problemas.

A temperatura normal do corpo do cachorro varia bastante. No entanto, você já deve ter notado que ela é superior à temperatura corporal de nós, humanos.

Aferindo a temperatura do cachorro

Quando o cachorro fica estressado ou aguçado a temperatura corporal dele aumenta. Além disso, ela pode mudar ao longo do dia e da noite. Por esse motivo, saber a temperatura ideal do seu cachorro é muito importante.

Algumas pessoas imaginam que se o nariz do cachorro estiver gelado e molhado, a temperatura do animal esta boa, e se estiver quente e seco, certamente é febre. Contudo, essa maneira de verificar, não é muito eficiente.

Agora, para que você consiga verificar a temperatura corretamente será necessário um termômetro digital. Esse aparelho deve ser inserido no reto do seu animal. Algumas lojas de ração e clinicas veterinária possuem termômetro, mas o indicado é que você possua um de uso exclusivo para seu cachorro.

Passo a passo para verificar a temperatura corporal do cachorro

Como saber se o cachorro está com febre? Confira a forma correta de verificar! - Fonte: Canva
Como saber se o cachorro está com febre? Confira a forma correta de verificar! – Fonte: Canva

A princípio, lubrifique a ponta do termômetro com lubrificante solúvel em água. Após isso, levante a calda do animal para o lado e para cima e insira cuidadosamente o termômetro no reto do cachorro. O ideal é que isso seja feito com o auxílio de outra pessoa, principalmente se o animal estiver muito estressado.

Por fim, quando a temperatura for registrada, retire o termômetro com cuidado para não machucar o animal, registre a temperatura para confirmar se ele está com febre e higienize o equipamento.

Como saber se o cachorro está com febre?

Bem, a temperatura normal de um cachorro varia de 38 °C a 39 °C, se a temperatura do seu animal estiver acima de 40, ele está com febre. Se você não tiver termômetro digital, leve-o o mais rápido ao veterinário, o mesmo serve para o caso dele esta com febre.

São muitas as causas de febre em cães, por isso a importância de leva-lo ao veterinário o mais rápido possível. Assim, você evita maiores problemas e despesas.

Esse artigo te ajudou? Me diz nos comentários, vou gostar muito de saber! E, para mais informações como essa, acesse nosso blog Mato Grosso é Agro e fique por dentro das novidades.