Chorozinho, Ceará, 14 de julho de 2022, por Iara Costa – Existem várias técnicas que podem te ajudar a melhorar sua dicção. A saber, os órgãos fonoarticulatórios necessitam de tempo para produzirem a fala de forma precisa.
Então, se você é uma pessoa que omite sílabas, fonemas ou fala muito rápido, conheça 3 dicas que vão te ajudar a melhorar sua dicção. Aplique essas dicas e você verá como irá conseguir melhorar a compreensão de sua fala.
Para melhorar sua dicção pratique treinos respiratórios
Antes de iniciarmos com as dicas é interessante compreender o porquê de algumas pessoas terem dificuldades na dicção. Dessa forma, uma justificativa é o fato de haver descompasso entre os pensamentos e a fala.
Isto é, a pessoa pensa rápido, porém os movimentos para reproduzir a voz não acompanha a mesma velocidade. Assim, precisamos aprender a gerenciar não apenas nossas tarefas, mas também o nosso pensamento.
A saber, um fator importante para nossa fala é a forma como respiramos. Por isso, é tão importante realizarmos com frequência treinos respiratórios. Logo, esses treinos ajudam na voz e fala. Além disso, contribui para a saúde mental, cognitiva e emocional.
Dicas para melhorar a dicção
A primeira dica para melhorar sua dicção é treinar sequência de vocais. Todavia, é importante recitá-la da seguinte forma: uma com sorriso aberto e outra com um bico. Esse tipo de treino chama-se articulatório.
Recite, então a seguinte sequência: a, ô, ê, ó, i, u, é. A segunda dica, é muito legal e ajuda muito a melhorar a fala. Ao passo que ela consiste no seguinte: você deve escolher um texto para lê-lo recitando apenas as vogais.
Contudo, é importante que você pronuncie como se estivesse falando a palavra por completo. Além disso, durante a leitura respeite as pausas das vírgulas e pontos. A nossa terceira dica é recitar trava-línguas.
Quando é indicado procurar um fonoaudiólogo?
De acordo com matéria publicada por Lívia Bello, em 15 de maio de 2019, no blog The Speaker do portal Terra – O fonoaudiólogo é uma opção apenas quando o problema for muito difícil. Em casos menos complexos, exercícios já ajudam.
Para saber se você tem problemas com sua dicção, você pode pedir a opinião dos seus parentes e amigos. Contudo, você deve, também, gravar sua voz e realizar uma autoanálise. Caso perceba que realmente precisa melhorar sua dicção, pratique as dicas mencionadas aqui.
Assim, chegamos ao final desse post. Agora, conta para nós, o Mato Grosso é Agro quer saber o que você achou dessas dicas, então, deixe seu feedback aqui abaixo. Te espero no próximo post!
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.