Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Gato pode comer banana? Confira se essa fruta é liberada ou proibida! - Fonte: Canva
Gato pode comer banana? Confira se essa fruta é liberada ou proibida! - Fonte: Canva

Gato pode comer banana? Confira se essa fruta é liberada ou proibida!

Recife, 12 de julho de 2022, por Claudia Maciel. Caso você esteja se perguntando se pode dar banana ao seu gato, a resposta curta é sim. A resposta longa envolve uma análise da nutrição felina e os passos que você deve seguir para manter seu gato seguro e saudável.

É muito comum os tutores de cães e gatos terem duvidas em relação a quais alimentos os animais de estimação podem consumir. Como a banana é uma fruta muito comum na nossa rotina, eu resolvi esclarecer alguns pontos sobre ela.

Portanto, se você é dono de gato e costuma fornecer banana pro seu bichano ou deseja começar a fazer isso, essa matéria é para você. Aqui vou te ensinar como fornecer de maneira segura.

Banana é benéfica para gatos?

Primeiramente, as bananas são um lanche saudável para os humanos, mas e nossos amigos felinos? Gatos também podem comer essa fruta? Os gatos podem consumir bananas, mas, isso não significa que essa fruta é saudável para eles.

Mas antes de deixar seu gato se deliciar com essa fruta, é importante considerar os prós e os contras. Ou seja, só porque seu gato pode comer uma banana, pode não significar que ele deva.

Gatos são carnívoros obrigatórios

Gato pode comer banana? Confira se essa fruta é liberada ou proibida! - Fonte: Canva
Gato pode comer banana? Confira se essa fruta é liberada ou proibida! – Fonte: Canva

A princípio, se você é dono de gato, precisa saber que eles têm necessidades nutricionais específicas que devem ser atendidas por sua dieta. Além disso, os nutrientes que eles necessitam simplesmente não são os mesmos que os humanos (ou mesmo os cães) precisam.

Os gatos são carnívoros obrigatórios, ou seja, dependem de nutrientes encontrados apenas em produtos de origem animal, semelhantes ao que caçariam naturalmente na natureza.

Mas isso não significa necessariamente que você precisa sair e caçar ratos para seu amigo felino (na verdade, muito pelo contrário: deixar seu gato comer roedores pode infectá-los com parasitas).

Quando um animal de estimação consome uma ração feita especificamente para ele, todos os nutrientes essenciais estão disponíveis para ele. Petiscos se tornam dispensáveis, nessa situação.

Há benefícios das bananas para os gatos

Quando o assunto é nutrientes, nem sempre quanto mais, melhor.  A banana é rica em carboidratos, sendo assim, não há benefícios para o gato.

Portanto, você pode fornecer essa fruta ao seu bichano, mas, ela não trará beneficio especifico para o animal. Ademais, para mais informações como essa, acesse nosso blog Mato Grosso é Agro e fique por dentro das novidades.