São Paulo/SP, 17 de julho de 2022, por Miriã Marconi – Nós, mulheres, passamos por mudanças hormonais durante a nossa vida, desde a puberdade até a menopausa. Ademais, com a queda dos hormônios femininos, processo natural da idade, a perda da massa muscular é comum.
Pensando nisso, vamos falar sobre como evitar a perda muscular na menopausa. Saiba como se manter saudável e com energia durante essa fase da vida! Confira.
Perda muscular na menopausa: é inevitável?
Nosso corpo muda conforme os anos e, parte disso é inevitável. De acordo com o ginecologista Luciano de Melo, em trecho para Uol em 18/10/2019, a principal recomendação é envelhecer treinando!
“A atividade física deve estar em todas as etapas da vida. No período da menopausa e pós é mais importante ainda, pois tem efeito no aumento da densidade óssea e massa muscular, além da diminuição da gordura”. – relata o médico.
Primeiro de tudo: ginecologista!
A primeira dica aqui é se consultar com o seu médico ginecologista de confiança. Portanto, faça um acompanhamento. Mantenha seus exames de rotina anuais, isso é de extrema importância. Desse modo, peça orientações ao seu médico/a e fale sobre suas dúvidas e preocupações sobre a menopausa.
Reposição hormonal na menopausa: é necessário?
Há alguns ginecologistas que recomendam a terapia de reposição hormonal durante a menopausa. Para algumas mulheres, esse recurso é bem interessante e pode amenizar os sintomas.
Há também mulheres que optam por não fazer terapia de reposição. Afinal, existem formas de aliviar os sintomas da menopausa sem remédios. Contudo, a necessidade ou não de reposição hormonal varia de mulher para mulher e depende de vários fatores, que só um médico pode avaliar.
Priorize a proteína nas suas refeições
Tenha em mente que a proteína, encontrada principalmente em alimentos de origem animal ,(carne, ovos e leite), é fundamental para manter a massa muscular na menopausa.
Alimentos que podem amenizar os sintomas da menopausa
Existem também alguns alimentos que podem aumentar a taxa de estrogênio, principal hormônio feminino, estes são:
- Soja
- Linhaça
- Iogurtes
- Tofu
- Castanhas
- Pistache
Dessa forma, tenha uma alimentação balanceada e, se possível, busque auxílio de um nutricionista. Além disso, consuma proteína diariamente, não pule refeições, dê ao seu corpo o que ele precisa. Desse modo, cuide de si mesma com carinho.
Atividades físicas para fortalecer os músculos
Pilates
Nesse sentido, uma das atividades físicas para mulheres na menopausa é o pilates. Essa modalidade de exercício além de proporcionar um alinhamento da postura e alívio de dores. Sendo assim, também ajuda no fortalecimento dos músculos e contribui para a saúde e estética!
Calistenia
Outra atividade física que substitui a tradicional musculação com pesos é a calistenia. Essa atividade consiste em fortalecer os músculos e alinhar a postura com exercícios usando o peso do corpo. A calistenia exige disciplina e também diminui o estresse e ansiedade.
Faça uma higiene do sono
Durma bem! Durante a noite, o nosso corpo equilibra as taxas hormonais e se recupera. Ademais, cada fase de nossas vidas pede cuidados diferentes e o sono é fundamental. Portanto, na menopausa, busque não dormir após a meia-noite e faça uma higiene do sono.
Busque ferramentas para diminuir o estresse e ansiedade
Você sabia que o estresse tem um efeito sobre os hormônios e pode piorar os sintomas da menopausa? Logo , priorize seu bem-estar emocional . Analise sua saúde mental e pense no que pode melhorar. Assim, priorize ferramentas para reduzir a ansiedade e conectar mais com seu corpo.
Mas e você? Está passando por esse período da menopausa? Conte para nós o que achou de nossas dicas para prevenir a perda muscular na menopausa. Não deixe de acessar o blog Mato Grosso é Agro para mais dicas de saúde! Até a próxima!
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.