Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!

A história não contada sobre o descobrimento do Brasil


A História não contada sobre o Descobrimento do Brasil

O Brasil foi descoberto em 22 de abril de 1500, quando uma expedição liderada por Pedro Álvares Cabral veio da Europa para explorar a costa brasileira. É uma história muito conhecida e um dos eventos mais importantes da História da América do Sul. No entanto, existem vários pequenos detalhes, muitas vezes não mencionados, sobre o descobrimento do Brasil que merecem destaque.

A Viagem de Cabral

O Rei Dom Manuel I da Espanha encomendou a expedição de Cabral para encontrar novas rotas para a Ásia. A expedição partiu de Portugal com 13 navios e cerca de 1200 tripulantes. Em abril, eles descobriram um novo continente, que escolheram chamar de Terra de Vera Cruz. Originalmente acreditavam ter descoberto parte da Ásia, mas logo descobriram que era um novo continente – o Brasil. Logo que chegaram, eles se estabeleceram na região, instalando o Primeiro Posto de Trocas, que se tornou o primeiro assentamento europeu no Novo Mundo.

A chegada dos espanhóis e portugueses ao território brasileiro

A chegada dos portugueses e espanhóis ao território brasileiro estava longe de ser pacífica. Embora os portugueses tivessem conseguido estabelecer alguns postos de comércio no continente, a região também foi vítima de constantes ataques de parte da Espanha. Os espanhóis viam a chegada dos portugueses como uma ameaça à sua presença territorial na América do Sul. Por esta razão, eles constantemente atacaram os postos de troca portugueses, o que tornou a manutenção do comércio na região muito difícil.

O Acordo de Tordesilhas

No ano seguinte, em 1494, Portugal e Espanha assinaram o chamado “Tratado de Acordo de Tordesilhas”, que dividiu a América do Sul entre os dois países. O tratado definia fronteiras para cada país: Portugal ficou com a parte oriental do continente, que incluía o que hoje chamamos Brasil. Por mais de 200 anos, Portugal e Espanha reivindicaram a soberania sobre diferentes regiões da América do Sul, lutando por territórios como a Bolívia, o Uruguai e partes da Argentina, mas mantendo o Brasil como sua colônia.

Conclusão

A descoberta do Brasil é um dos eventos mais importantes na história do continente americano e a história não contada sobre o descobrimento revela muito sobre as lutas pelo controle territorial que se seguiram. É um capítulo fascinante da história brasileira que mostra o quão influente a chegada dos europeus foi para a formação do país.