Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
alimentos saudáveis para festa junina
Alimentos saudáveis para festa junina: confira essa dica e deixe todos satisfeitos / Fonte: Canva Pro

Alimentos saudáveis para festa junina: confira essa dica e deixe todos satisfeitos

Novo Hamburgo, 9 de junho de 2022, por Jones Backes – Opções de alimentos saudáveis para festa junina são totalmente possíveis de se oferecer. Afinal, embora grande parte das comidas seja rica em açúcar, é mais fácil do que você imagina encontrar alternativas que fogem à regra. Por isso, separamos a seguir alguns itens com baixas calorias e benéficos à saúde. Assim, você pode aproveitar essa tradicional festa sem precisar fugir da dieta.

Primeiramente, quando falamos em alimentos saudáveis para festa junina é provável que você pense em comidas à base de milho. Nesse caso, tal ingrediente, em especial, não é vilão da história. O milho, em si, é saudável e rico em nutrientes. Contudo, é a forma como é preparado, com adição de açúcar, leite condensado, manteiga e afins, que o torna uma “bomba” de carboidratos.

Assim, leia mais: O fermento faz mal à saúde? Descubra agora e saiba como deixar suas receitas ainda mais saudáveis

alimentos saudáveis para festa junina Alimentos saudáveis para festa junina: confira essa dica e deixe todos satisfeitos / Fonte: Canva Pro
Alimentos saudáveis para festa junina: dicas para precisa evitar o açúcar
Os pratos típicos dessa época, como a canjica, arroz-doce, pé-de-moleque, maçã do amor, dentre tantos outros, realmente são ricos em açúcar. Portanto, se você é diabético ou está fazendo alguma dieta, é melhor deixá-los de lado. Ainda assim, dá para aproveitar muito bem a época das fogueiras e quadrilhas juninas de forma equilibrada. Nesse sentido, o ideal é que se opte por alimentos, como:

Milho (cozido ou assado) – Isso mesmo. Dentre os alimentos saudáveis para festa junina temos o milho. Entretanto, opte pelo consumo assado ou cozido, e dispense a manteiga;

Pipoca – Toda festa que se preze tem que ter a presença da pipoca. Por ser um subproduto do milho, ela é rica em fibras, que melhoram o funcionamento do intestino e aumentam a sensação de saciedade. Porém, lembre-se de fazer o consumo sem açúcar ou manteiga;

Pinhão – Por fim, para deixar a sua noite mais saudável, aproveite também todo o sabor e benefícios do pinhão. Derivado das incríveis araucárias, as sementes de pinhão são fonte de fibras e diversos minerais essenciais ao organismo.

Com esse cardápio de alimentos saudáveis para festa junina, até mesmo quem não pode comer açúcar não vai ficar de fora. Além do mais, o melhor de tudo é que esses três itens são tradicionais na comemoração, ou seja, não vão faltar. Dessa maneira, você pode aproveitar a melhor época do ano sem medo.

Portanto, confira também: Qual é o tipo de açúcar mais saudável? Veja se a fama do açúcar demerara é verídica ou não
Dicas extras
No entanto, não pense que a nossa lista de alternativas acaba por aqui. Isso porque o Agro Notícias, trouxe, a seguir, mais algumas opções para você aproveitar o festejo com bastante fartura. Desse modo, é claro que o amendoim não poderia ficar de fora. Além de ser uma deliciosa opção, a leguminosa é rica em gorduras “boas”, vitamina E e minerais como cobre, fósforo e zinco.

Do mesmo modo, a nutricionista Gisele Marconde também indica em matéria publicada no Portal G1, dia 17 de maio de 2022, o caldo verde e a batata-doce, dois clássicos de alimentos saudáveis para festa junina. O primeiro, por exemplo, é rico em fibras, minerais e vitamina C, graças à presença da couve em sua composição. Por último, a batata-doce é fonte de energia e possui altas doses de vitaminas A e C. Sabendo disso tudo, aproveite o festejo sem deixar de se deliciar com os pratos típicos.

Ademais, leia também: Conheça os benefícios da farinha de amendoim e veja tudo que precisa para fazer em casa