Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Bonsai (Reprodução: pexels)
Bonsai (Reprodução: pexels)

Veja 3 curiosidades sobre o bonsai que ninguém te contou; descubra agora

Salvador, 06 de julho de 2022, por Pedro Lucas – Quem não ama plantas, não é mesmo? A fase de deixar a casa com um ambiente mais verde chega pra todo mundo. Com isso, uma das formas mais legais de cultivar a natureza é cuidando de um bonsaiEssas pequenas árvores são bem exóticas e garantem um visual único para o ambiente que estejam.

Entretanto, ao contrário do que pensam, o bonsai não é um tipo de planta específica, mas sim um conjunto de habilidades onde há o cultivo de árvores em um recipiente de planta bem pequeno, representando a arte viva com a união de arte e técnicas. Se interessou sobre? Confira então algumas curiosidades que o Agro Notícias separou sobre essa maravilha verde.

Bonsai (Reprodução: pexels)
Bonsai (Reprodução: pexels)

Qual o significado do bonsai

A palavra bonsai vem originalmente do japonês, e significa “árvore em bandeja” ou “árvore no vaso”. Sendo assim, uma técnica de cultivo de árvores com medidas bem menores, plantados em vasos rasos e pequenos. Esse é o bonsai, que em sua essência une a arte e a natureza em forma de miniatura.

Aparentemente, a técnica foi criada inicialmente na China, entretanto, teve o seu aperfeiçoamento a partir do Japão. Assim, hoje o cultivo dessas maravilhas acabou se tornando um hobby além do Oriente, a técnica tomou dimensões tão grandes que se propagaram por todo o mundo. Ademais, além da sua beleza, cuidar de um bonsai é hoje uma terapia que envolve o cuidado e atenção.

Curiosidades sobre o bonsai

Há muitas coisas interessantes sobre o bonsai, e que com certeza você deve estar curioso para saber. Essa antiga técnica japonesa carrega uma bagagem de muitos significados que refletem a cultura dos países do oriente. Confira 3 curiosidades que fazem parte dessa jardinagem artística:

1. Requer muito estudo

O seu cultivo é algo que requer muito estudo, sendo considerado até mesmo como uma jardinagem de alto nível. Assim, tenha em mente que iniciar os cuidados em um bonsai verdadeiro pode levar até mesmo vários anos. Para quem deseja começar, o interessante é  que pratique a técnica utilizando plantas de crescimento rápido, como suculentas, podando e modelando inicialmente com arames.

2. Feng Shui

Outra curiosidade sobre essa antiga técnica japonesa é a valorização pelo seu Feng Shui. Para quem acredita na cultura das energias, o bonsai possui a capacidade de atrair energias vitais para o cômodo da casa, transmitindo, assim, vibrações para quem passar pelo local onde esteja.

Com isso, transmitem sensações como a abundância, a prosperidade, a paz e até mesmo a tranquilidade. Ademais, dependendo ainda da espécie, se agrega também a simbologia da planta para o ambiente.

3. Estilos de bonsai

E por ultimo, uma curiosidade super interessante é que com o maior alcance da técnica, foram formados estilos para ajudar caracterizar os tipos de bonsai. Na natureza há várias formas que definem a essência de cada árvore, portanto, os estilos que são representados no bonsai, buscam reproduzir esses conceitos naturais. O Chokan, o Moyogi, o Kengai são exemplos dessas representações.

21 anos, Nascido em Salvador, Bahia, dedicado a leitura e a escrita por amor e passatempo, estudante de B.I em Artes no Universidade Federal da Bahia.