Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!
Gérbera( Reprodução Canva)
Gérbera( Reprodução Canva)

Veja como fazer muda de gérbera sem erro; um passo super eficiente para multiplicar seu jardim

Curitiba, 3 de julho de 2022, por Caroline Fortunato- Essas flores são consideradas parente dos girassóis e das margaridas, por conta do formato de suas flores grandes. A gérbera é famosa por ter mais de 20 tonalidades de cores diferente, além disso, encantam com o seu cheiro delicioso e alegria transmitida através de suas cores.

Portanto, mostraremos a seguir como você pode fazer muda de gérbera para deixar o seu ambiente mais bonito, colorido e alegre. Dessa forma, traremos um passo a passo super simples e alguns cuidados básicos necessários para se ter essa flor belíssima em seu cantinho.

Confira também: Conheça as plantas rasteiras mais populares do Brasil e como usá-las no quintal de casa

Gérbera( Reprodução Canva)
Gérbera( Reprodução Canva)

Como fazer muda de gérbera

A gérbera é uma flor que possui uma grande variedade de cores e simboliza paz, harmonia e pureza. Geralmente ela é utilizada para  decoração, tanto da casa, como de festas e eventos. Além disso, muitas pessoas gostam de casar com buquês feitos de gérberas, por conta da sua diversidade de cores dão aquele toque todo especial.

Portanto, se você quer ter uma variedade de gérberas em sua casa, mostraremos agora o passo a passo para fazer mudas dessas flores. Segundo o site Casa Vogue, em 29 de outubro de 2020, por Lara Muniz, você pode plantar a gérbera em qualquer época do ano. Até porque, essa flor floresce durante todo ano, tendo mais frequência na primavera e no verão.

Passo a passo

E, então, como faço muda de gérbera? Primeiramente, você irá precisar de algum recipiente para plantar as sementes que pode ser algum pote pequeno ou até uma embalagem de ovo. Adicione a terra orgânica no recipiente escolhido e faça covas pequenas. Em seguida, coloque uma semente por cova. Regue as sementes uma vez por dia e, quando as mudas atingirem a altura de aproximadamente 10 cm, coloque-as em um vaso definitivo.

Quando transferir a muda da gérbera para um vaso definitivo, certifique-se de colocar uma boa quantidade de adubo orgânico e que seja um recipiente que não acumule água. Feito isso, escolha um local que receba luz solar e posicione o seu vaso com a muda de gérbera, que irá florescer após cerca de 2 meses. Então, você pode optar em deixar a flor no vaso ou colhê-la. Sendo assim, caso resolva colher, corte bem perto da haste para que a sua segunda floração ocorra.

Ademais, veja: Veja esse passo a passo para cultivar brócolis na horta; já passou da hora de começar esse plantio

Cuidados básicos necessários

Sendo assim, agora você já sabe como plantar e fazer uma muda de gérbera. Entretanto, alguns cuidados são necessários para que a flor cresça saudável e tenha uma longa duração.

  • Regar apenas 1 vez na semana, já que essa flor prefere o solo mais seco;
  • Quanto à iluminação, a gérbera gosta bastante de sol, então procure deixar o vaso, ou plante a flor, em um local que receba luz solar;
  • Quando for realizar a poda de limpeza, basta remover as folhas e flores que estiverem mortas ou secas;
  • Se preferir colher, basta podar a flor bem próximo ao solo para que floresça novamente.

A gérbera é uma flor super fácil de cuidar, que não demora para florescer e tem um tempo de duração de aproximadamente 2 anos. Além disso, sua variedade de cores pode deixar o seu ambiente ainda mais bonito e aconchegante. E, assim, o site Agro Notícias finaliza mais uma dica maravilhosa que com certeza deixará o seu dia a dia ainda mais colorido.

Continue vendo: Saiba tudo sobre o cultivo da cajazeira: aprenda a cuidar da árvore do cajá no quintal de sua casa

Sou baiana, atualmente moro em Curitiba e faço mestrado em Políticas Públicas(UFPR). Tive participação na organização de vários projetos, desde o ensino médio com a formação técnica em Turismo, até contribuição na graduação através da construção de uma Empresa Jr. de Empreendedorismo. Adquirindo gosto pela escrita e descoberta de temas, assim desejo continuar a contribuir, aprender novos conhecimentos.