Veja como cultivar hortelã e ter um vaso bem cheio rapidinho

Aprenda a cultivar essa erva em vasos e tê-la sempre disponível para o consumo

Curitiba, 20 de maio de 2022, por Bruno Acorsi – Umas das ervas mais utilizadas na cozinha é a hortelã. Além disso, pode ser utilizada para fazer chás, sucos e drinks. Então, para ter essa planta sempre disponível na sua casa, veja como cultivar hortelã e ter um vaso bem cheio rapidinho, com o blog News Cotidiano do site ÉmaisMT.
Aprenda agora como cultivar hortelã em vaso
Essa é uma das ervas mais simples de se cuidar, ela se dissemina tão rapidamente que é considerada um erva invasora. Dessa maneira, plantar em vaso pode ser uma boa opção para conter a planta e ela não tomar conta da sua horta. Entretanto, ela ainda precisa de alguns cuidados para se desenvolver bem em vasos. Portanto, confira a seguir, dicas de como cultivar o hortelã em vaso e ter ela cheia bem rapidinho.
Qual o melhor vaso para plantar hortelã
Primeiramente, essa planta precisa de espaço para espalhar as suas raízes pelo vaso, então escolha um vaso com 30 a 40 cm de diâmetro. Além disso, é importante que o vaso tenha os furos no fundo ajudando na drenagem e evitando que o excesso de água apodreça as raízes e mate a planta.

Leia também: O que é preciso para a orquídea encher de raízes? Veja algumas dicas de manejo
Muda de hortelã
Veja como cultivar hortelã e ter um vaso bem cheio rapidinho Veja como cultivar hortelã e ter um vaso bem cheio rapidinho – Foto: Canva

Você consegue achar facilmente em comércios especializados mudas de hortelã para vender. Ainda assim, é possível fazer uma muda com facilidade pegando um galho da planta de algum amigo ou vizinho. Para isso, basta cortar o caule 2 cm acima da junção das hastes do pé. Então, coloque esse ramo em um copo com água em local exposto ao sol. Assim, em alguns dias, as raízes devem começar a aparecer. Entretanto, é preciso que elas atinjam alguns centímetros para serem plantadas.
Solo para o plantio da hortelã
Como essa planta se desenvolve bem em solos ricos em matéria orgânica, escolha um bom substrato orgânico, podendo até ser húmus de minhoca. Então, utilize uma proporção de 1 parte de substrato para 2 de terra. Porém, antes de colocar o solo no vaso, faça uma camada de drenagem no fundo com britas, ou argila expandida e cubra com bdin. Em seguida, adicione o solo no vaso fixando a planta sem compactar o solo.
Luminosidade para cultivar hortelã
Agora, para que a sua planta se desenvolva bem, ela deve estar abrigada do vento. Por outro lado, ela pode ser cultivada em sol pleno, ou meia sombra, o que é mais recomendado em regiões mais quentes. Porém, ela precisa de pelo menos 6 horas de sol por dia, então deixá-la próxima a janelas é uma boa opção, quando se mora em apartamento.
Rega correta
Como já foi comentado anteriormente, a planta não gosta de ficar com o solo encharcado. Porém, em épocas mais quentes do ano a rega pode ser feita mais de uma vez ao dia. Entretanto, sempre verifique se o solo não está muito úmido.

Veja também: Adubo em pó perfeito para todos os tipos de plantas: como fazer? Veja aqui todas as dicas
Dica de leitura
Agora que você aprendeu a cultivar hortelã, aprenda a cultivar outros temperos em casa com essa matéria da Casa Vogue, publicada em, 27/06/2020 por Vanessa D’amaro.
GUIA COMPLETO sobre como cuidar de uma ROSA DO DESERTO
A Rosa do Deserto é uma planta ornamental perfeita para decorar sua casa. Mas alguns cuidados são importantes para mantê-la saudável e florida.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito ler mais