06 dicas de como escolher um bom vinho combinando corretamente com pratos

Descubra o vinho ideal para cada tipo de prato

Rio de Janeiro, 15 de maio de 2022 por Priscila Lívia — Saiba 06 dicas de como escolher um bom vinho combinando corretamente com pratos, hoje Blog News Cotidiano, do ÉMAISMT.

Aprenda degustar um bom vinho é com certeza uma das habilidades que você precisa aprender. Saber beber essa bebida vai muito além da degustação do seu sabor, é saber vivenciar a experiência única que um bom vinho pode te proporcionar.
06 dicas de como escolher um bom vinho combinando corretamente com pratos
A combinação do vinho e comida pode ser o diferencial para uma boa experiência. A junção desses dois pode realçar ou esconder alguns sabores e consequentemente influenciar na refeição.

Leia também: Drink White Lady: uma bebida mista sofisticada e deliciosa diretamente da década de 20; confira a receita
Dica básica – tipos de vinhos e os pratos
06 dicas de como escolher um bom vinho combinando corretamente com pratos 06 dicas de como escolher um bom vinho combinando corretamente com pratos- Foto: Canva Pro

A princípio o vinho é uma das bebidas mais antigas consumidas pela sociedade. Com o passar do tempo, muitos tipos de vinhos foram desenvolvidos e com isso. Especialistas culinários começaram a entender a relação entre vinho e prato.

Os vinhos frisantes são indicados para entradas, saladas e comidas mais leves. Os brancos e rosé vão bem com alimentos leves e pesados, sendo ideal com saladas e frutos-do-mar e massas com molho branco. Já o vinho tinto é ideal para carnes. Por fim, os doces são indicados para queijos.
Quantidade de sal da comida
Agora começamos as dicas mais aprofundadas. Assim a quantidade de sal influenciará diretamente na escolha do vinho, pense sempre na quantidade de sal que o prato leva para escolher o tipo correto.

Para alimentos salgados, quanto mais sal for utilizado na comida, mais suave deve-se o vinho. Então essa escolha promete realçar o sabor do prato e trará toda uma harmonização para refeição.
Massas com molhos vermelhos
Massas são um clássico para acompanhar com vinhos. Sendo assim bastante tradicional na terra berço da gastronomia, os italianos sabem bem a importância de harmonizar massas com essas bebidas.

Assim molhos a base de tomate ou qualquer outro com coloração avermelhada são versáteis e segundo especialistas, esse tipo de molho vai bem tanto com o vinho branco quanto com o tinto.
Chocolates
Sendo talvez a opção romântica que você precisava, a combinação chocolate e vinho deve apimentar seu relacionamento. Entretanto, de nada adianta acertar na ocasião e errar na bebida de acompanhamento.

Então para não errar na escolha do vinho, o ideal é apostar em um tipo licoroso tinto que promete realçar o sabor do chocolate. Dessa forma, essa é uma excelente opção para fondue, por exemplo.
Pratos gordurosos
Estando relacionado com a sua disposição após o prato, a escolha do vinho correto pode ser o diferencial para uma boa digestão. Desse modo, sempre que for escolher um vinho, pense bem no quão pesado o prato será.

Sempre que o alimento for gorduroso, opte pelos vinhos mais ácidos que te ajudarão em uma boa digestão. Sendo assim, lembre-se dessa dica quando for fazer aquela deliciosa lasanha ou macarronada.
Risoto, vegetais e cogumelos
O risoto é um prato famoso de origem italiana, ele traz uma ampla versatilidade de combinações e influência diretamente na bebida que fará e acompanhará o prato.

Então pratos vegetarianos leves que levam vegetais ou fungos como é o caso do cogumelo, também exigem uma atenção na hora da harmonização entre alimento e bebida.

Por fim, para fazer risotos, vegetais e cogumelos em geral a base de vinho, o ideal é apostar em no tipo branco seco, que será responsável por corrigir a acidez e agregar sabor e aroma ao prato.
Sugestão de leitura
Então para mais conteúdos como esse leia também a matéria: 3 métodos para organizar a casa por Julyana Oliveira. E publicada no site CasaVogue em 18 de março de 2020.

Leia também: Sábado é dia de Drink Cosmopolitan! Veja agora mesmo como fazer essa bebida mista irresistível
Saiba COMO FAZER um MINI BOLO VULCÃO para VENDER e como fazer uma RENDA EXTRA com especialistas

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito ler mais