Aprenda a inocular sementes para usar no cultivo de cogumelos

As sementes são usadas para espalhar o micélio do fungo em locais maiores

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


São Paulo, quarta-feira, 15 de junho por Lucca Ranoya – No último artigo sobre cogumelos, compartilhamos com você como fazer um substrato top para espalhar o micélio do seu fungo. Mas, para que possamos inocular esse substrato precisamos de algumas sementes que já possuem o micélio ativo.

Continua depois da publicidade

No guia de hoje, vamos te contar como realizar a inoculação de sementes para poder ganhar território de produção mais rapidamente. É um processo cuidadoso, para que não haja contaminação cruzada, mas, relativamente simples. Confira a seguir o passo a passo da inoculação que o Vida de Casa preparou para você.

Continua depois da publicidade

Aprenda a inocular sementes para usar no cultivo de cogumelos - Reprodução Canva Aprenda a inocular sementes para usar no cultivo de cogumelos – Reprodução Canva

Continua depois da publicidade

Veja aqui a primeira matéria sobre cogumelos: Veja os benefícios do crisântemo e mantenha as formigas longe com essa planta; confira
Passo a passo para inocular sementes e usá-las no cultivo de cogumelos
Proteja o ambiente
Em primeiro lugar, quando for inocular as suas sementes, você precisa estar em um ambiente protegido. Para isso, esteja em um local sem correntes ar, com as janelas fechadas e que esteja limpo. Além disso, use luvas descartáveis para manipular os potes, as sementes e a seringa, contendo a cultura líquida.

Outro ponto importante, utilize velas próximas ao local em que você for realizar a inoculação. O fogo é um ótimo aliado da esterilização. A onda de calor que sobe faz uma nuvem “protetora” de contaminantes que podem estar suspensos no ar.
Materiais necessários para a inoculação das sementes
Primeiramente, escolha a semente a ser usada. Grãos de milho, trigo, aveia, são opções comuns no mundo de cultivo de cogumelos. Então, adquira um pote de vidro ou plástico resistente à calor e uma seringa de cultura líquida. Essa seringa você encontra em mercados online e lojas especializadas. Geralmente é bem baratinha.

Então, pegue as sementes e as escalde por 5 minutos em uma panela com água fervendo. Em seguida, coloque as suas sementes em um saco esterilizado (pode ser plástico). Mas, tem que ser plástico resistente ao calor, que suporte temperaturas superiores à 120° C. Isso porque você irá ferver as sementes dentro dele para que, depois, possa colocar no pote para realizar a inoculação.

Leia mais aqui: Como fazer um substrato correto para cultivar cogumelos? Guia prático para você começar hoje

Tudo isso é importante para que você diminua a possibilidade de contaminação com outros organismos. Portanto, não pule esses passos e os leve à sério. Leve o saco com as sementes para uma panela e os ferva novamente por mais 15 minutos. Enquanto isso, esterilize o potinho ou recipiente de vidro, os colocando em água fervendo por 10 minutos, em outra panela. Por último, limpe o local em que manipulará esses itens (superfície de mesa, bancada, etc) com álcool 70%.
Inoculação das sementes para o cultivo de cogumelos
Então, retire os potes e saquinhos com as sementes da água, espere esfriar e disponha todo o material sobre a bancada ou mesa escolhida. Acenda uma vela ou duas, deixando próximas do local (10 centímetros de distância) e realize a transferência das sementes nos saquinhos para os potinhos esterilizados. Tampe e coloque o seu pote novamente em uma panela com água fervendo. Espere mais 10 minutos, retire e se prepare para injetar a cultura líquida rapidamente.

Antes disso, passe a agulha da seringa no fogo. Após isso, abra rapidamente o pote, injete a cultura líquida e feche. Está pronto! Agora é só esperar que o micélio se desenvolva e tome conta das sementes. Elas, posteriormente, poderão ser usadas para colonizar substratos de maior volume.

Guarde suas sementes em um local claro, mas fora da exposição direta do sol. A cor do micélio é geralmente esbranquiçada e fosca. Caso veja algo marrom ou escuro se desenvolvendo por lá, aborte o procedimento, pois, provavelmente, o seu potinho desenvolveu outros microorganismos ali, que podem ser nocivos. Esperamos que tenha gostado das dicas e do passo a passo! Fique de olho na série de cultivo de cogumelos para mais dicas.

Veja também: Se surpreenda com esse jeito fácil de como plantar acerola; saiba mais

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais