Como fazer um substrato correto para cultivar cogumelos? Guia prático para você começar hoje

Entenda o que você precisará fazer para produzir o seu substrato

Foto do revisor (Ellen Alves)
Revisado por: (Ellen Alves)
Anúncio


São Paulo, quarta-feira, 15 de junho por Lucca Ranoya – O cultivo de cogumelos acontece de forma diferente dos vegetais. Aliás, não é um assunto ainda muito divulgado nas redes sociais, mas está ganhando gradualmente espaço nesse meio. Além de serem nutritivos, são bastante saborosos, cheios do quinto sabor do paladar, conhecido como umami.

Continua depois da publicidade

Hoje, o Vida de Casa trouxe esse artigo que te conta como preparar um substrato, da forma correta, para que você possa fazer a inoculação dos seus cogumelos, do zero. Fique aqui conosco e veja esse conteúdo especial que preparamos para você. O cultivo de cogumelos acontece em três passos: a inoculação, a incubação e a frutificação. Geralmente, os cogumelos se desenvolvem mais rapidamente do que os vegetais, o que torna o processo bem intenso e divertido.

Continua depois da publicidade

Como fazer um substrato correto para cultivar cogumelos? Guia prático para você começar hoje - Reprodução Canva Como fazer um substrato correto para cultivar cogumelos? Guia prático para você começar hoje – Reprodução Canva

Continua depois da publicidade

Veja mais aqui: Alfavaca: aprenda como plantar essa espécie sem complicações; saiba mais agora
Preparando o substrato da forma correta: cultivo de cogumelos
O substrato vai ser a parte em que a rede do micélio irá se espalhar. O micélio dos cogumelos é como se fosse as “raízes” de uma planta. É composto por um conjunto emaranhado de células. Enfim, geralmente se formam em forma de pequenos “cabelinhos” que se conectam subterraneamente.

Aliás, você pode usar diferentes materiais de apoio (substrato) para que o micélio do seu cogumelo cresça de forma saudável e plena. A sugestão é utilizar materiais com bastante carbono e outros que possuem bastante nitrogênio, fazendo uma mistura. No caso, a fibra de coco possuí mais carbono, enquanto a quirera de milho possuí mais nitrogênio.
Mistura para o seu substrato de cogumelos
A mistura que será sugerida hoje é a fibra de coco e a quirera (pedacinhos de milho seco). Por fim, a proporção dessa receita, que foi retirada do canal do YouTube, “Cultive Cogumelos”, é a seguinte:

200 gramas de fibra de coco (peso seco);
60 gramas de quirera (peso seco)
4 gramas de calcário calcítico (correção do PH);
Água filtrada.

Leia mais aqui: Como fazer Mandolate? Veja a receita mais fácil do mundo para a festa junina

Então, junte os itens secos em uma bacia e misture para homogenizar. Em seguida, adicione a água gradualmente. O ponto da água é somente umedecer o substrato. Ele nunca deve encharcar a sua mistura e nem acumular a água no fundo da bacia. A quantidade pode variar, por isso não tem uma medida específica na receita. Novamente, adicione a água lentamente, começando com 2 ou 3 colheres de sopa.

Outra dica para chegar no ponto da água é pegar uma quantidade do substrato e apertar com a mão. A água não deve vazar entre os dedos, mas você deve sentir umidade quando apertar o seu substrato. Esse é o ponto ideal de umidade para o seu substrato de cogumelos.
Transferindo o substrato de cogumelos para um recipiente
Então, com o substrato pronto, caso você tenha seguido o passo a passo acima, resta somente guardá-lo em um recipiente de vidro esterilizado. Enfim, para guardar, você pode usar frascos de azeitonas, picles, palmitos e outras conservas. Para esterilizar, apenas os lave com detergente neutro e, depois, coloque-os para ferver por 10 minutos em água filtrada.

Ainda assim, na hora de armazenar o seu substrato, temos mais uma dica para evitar que qualquer excesso de umidade acidental acumule no fundo. Coloque 1 colher de sopa de vermiculita no fundo do pote. A vermiculita tem o papel de absorver a umidade excessiva, sem encharcar o local, como uma esponja.

Está pronto! Fique de olho nos próximos artigos que vamos soltar, para os próximos capítulos e partes desse processo de cultivo de cogumelos. Você vai aprender a cultivá-los do zero, em um mini guia dividido em três partes. Esperamos que tenha curtido o conteúdo! Mãos à obra.

Não saia antes de ler: Se surpreenda com esse jeito fácil de como plantar acerola; saiba mais

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais