Como plantar guaco em casa: dica para ter sucesso no plantio

Um dos chás mais milagrosos

Foto do revisor (Ellen Alves)
Revisado por: (Ellen Alves)
Anúncio


São Paulo, 23 de junho por Lucca Ranoya – O guaco é uma planta nativa brasileira com muitas qualidades medicinais. O chá de guaco é anti-espasmódico, anti-expectorante, anti-inflamatório, antioxidante e relaxante. Além de ter um sabor único; quem já tomou sabe. Aliás, o chá de guaco fica ótimo com mel e um pouco de suco de limão fresco.

Continua depois da publicidade

Hoje, o Vida de Casa trouxe um artigo top, que te ensina a plantar o guaco a partir da muda ou de uma parte do cipó da planta. Se você tem um vizinho ou amigo que possui um pé de guaco em casa, peça uma muda ou arranque um pedaço do cipó da planta, gentilmente, para usar depois. O segredo para que o plantio dê certo é retirar uma parte que possua ao menos três seções onde ramificam folhas.

Continua depois da publicidade

Como plantar guaco em casa: dica para ter sucesso no plantio - Reprodução Canva Como plantar guaco em casa: dica para ter sucesso no plantio – Reprodução Canva

Continua depois da publicidade

Veja mais aqui: Granola caseira: veja como fazer essa delícia para o seu café da manhã
Preparando o cipó
Então, após ter escolhido uma muda saudável, de pelo menos três saídas de folhas (locais também chamados meristemas ou gemas), prepare-a para plantar. Para isso, analise a direção das folhas e da curvatura do caule, para saber qual lado vai para cima e qual vai para baixo.

Após isso, na parte de cima, 2 centímetros acima da folha mais alta, corte, com uma tesoura de poda devidamente higienizada, o cipó do guaco. Em seguida, na parte inferior do cipó, corte as duas primeiras folhas (guarde-as e use-as para fazer um chá depois), volte para a parte de cima e corte metade das folhas superiores.

Apesar de ser importante ter uma parte da folhagem para que a muda consiga continuar fazendo fotossíntese durante o processo de enraizamento, o excesso de folhagem pode acabar tirando muita energia do processo de enraizamento e diminuir as chances do seu cipó de guaco enraizar.

Veja mais aqui: Truques simples para tirar o mau cheiro da geladeira, micro-ondas e colchão
Plantando o cipó do guaco
Enfim, para plantar o cipó de guaco que você preparou, preencha um vaso (com furos drenantes) com uma mistura de terra vegetal e composto de composteira, em partes iguais. Depois, utilize um pedaço de pau do mesmo diâmetro ou similar ao diâmetro do seu cipó para criar um buraco profundo no vaso.

Em seguida, enfinque o cipó e afunde-o até que a superfície da terra se aproxime das folhas superiores, 3 centímetros abaixo. Entretanto, as folhas não devem nunca entrar em contato com a terra e nem serem enterradas. Por fim, termine de cobrir o solo em volta da sua futura muda de guaco com folhas secas ou grama seca (cobertura morta) e realize a primeira rega. Não cubra a muda! Mantenha o solo úmido e coloque o seu vaso à meia sombra, até enraizar!

Não saia antes de ler: Como plantar a manga palmer pelo caroço: dicas para a germinação dar certo

 

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais