Como plantar a manga palmer pelo caroço: dicas para a germinação dar certo

Esse tipo de manga não é tão fácil de dar naturalmente, ela precisa da mão humana para dar certo

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


São Paulo, quarta-feira, 22 de junho por Lucca Ranoya – Atualmente, muito se transformou no cultivo de frutíferas. As hibridizações feitas para deixar as frutas mais resistentes, mais vistosas, maiores e doces, também trazem alguns inconvenientes que não foram previstos. Um deles acontece na germinação de mangas muito grandes, maiores que as mangas de pé de estrada, como no caso da manga palmer.

Continua depois da publicidade

O Vida de Casa trouxe um artigo especialmente para você, para explicar o motivo da manga palmer não ter uma taxa tão grande de sucesso na sua germinação e acabar precisando de uma “ajudinha” humana no caminho. E primeiro lugar, a variedade palmer é uma variedade híbrida. Em síntese, quando uma manga cresce, tudo dentro dela também cresce, inclusive, a casca que cobre a semente.

Continua depois da publicidade

Como plantar a manga Palmer pelo caroço: dicas para a germinação dar certo - Reprodução Canva Como plantar a manga Palmer pelo caroço: dicas para a germinação dar certo – Reprodução Canva

Continua depois da publicidade

Veja mais aqui: 3 mata baratas caseiros, sua casa vai ficar livre delas rapidinho

Com isso, quando as frutas caem do pé, naturalmente e começam a apodrecer no chão, pela grossura da casca da semente ser maior, ela não consegue se romper na mesma velocidade que o fruto se decompõe e acaba secando o broto de dentro, que está desesperado por água e umidade para germinar.
Como ajudar a manga palmer germinar
Então, para resolver esse problema, o ser humano precisa intervir no processo. Ainda assim, é importante mencionar que o cenário trágico descrito acima não acontece com todas as frutas da variedade. Porém, com a maioria. Enfim, quando a fruta está madura, colha a manga, coma a sua doce polpa e guarde a semente. Em seguida, lave a semente para retirar o excesso de polpa e deixe-a secar por alguns minutos.

Após isso, pegue uma faca ou algo bem afiado e abra a manga pelas partes laterais. Contudo, cuidado na hora de abrir com a faca, para não machucar o embrião do broto na parte interna da semente. A intenção é abrir essa casca da semente como se fosse um concha marinha. Cuidado para não se machucar na hora de cortar.

Leia mais aqui: Não jogue a água do arroz fora! Se surpreenda com esses benefícios
Colocando a semente na terra
Em último lugar, coloque a semente de manga palmer em uma mistura de terra de 90% composto da compostagem e 10% de terra vegetal. Caso não tenha composto em mãos, utilize um material rico em matéria orgânica, que seja macio e não compactante.

Preencha um vaso de 25 litros com esse material, faça furos drenantes na sua lateral com 5 centímetros de altura acima do fundo e coloque a sua semente, com a parte superior, que contém a abertura do broto, para cima. Enterre o corpo da semente e deixe somente esse “biquinho” da semente para fora.

Em nenhuma hipótese, insira a semente ao contrário, pois, as bactérias do solo vão apodrecer o broto a matar a possibilidade de uma nova muda de manga palmer. Cubra com terra morta, em volta da semente, para segurar a umidade da terra por mais tempo e realize uma rega insistente. Para realmente umedecer a terra.

Depois disso, coloque o seu vaso em um local de meia sombra e mantenha o solo úmido para ajudar na germinação e enraizamento da semente de manga palmer, regando diariamente. Desejamos a você um bom cultivo e uma ótima semana.

Não saia antes de ler: Sua geladeira está com manchas? Veja como resolver esse problema

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais