Como plantar orquídea baunilha no seu jardim: passo a passo do cultivo

A orquídea baunilha é uma orquídea trepadeira

Foto do revisor (Maria Fagundes)
Revisado por: (Maria Fagundes)
Anúncio


São Paulo, quarta-feira, 22 de junho por Lucca Ranoya – A orquídea baunilha é uma espécie um tanto rara, que está chegando agora no Brasil. Sua origem é mexicana, é uma planta tropical de meia sombra, trepadeira e gosta de terras mais úmidas. Além disso, ela cresce para cima, em busca da luminosidade ideal. Sua altura pode passar de 10 metros, dependendo do suporte e da profundidade da terra de plantio.

Continua depois da publicidade

O Vida de Casa trouxe hoje, um passo a passo para que você tenha a orquídea baunilha aí na sua casa, plantando-a em vaso. Seus ramos são verdes e suas folhas saem alternadamente dos caules. São folhas de médio porte, planas e crescem em direção ao sol. Além disso, suas flores só florescem na sua fase adulta, o que pode levar de 3 a 7 anos para chegar. Por fim, a orquídea baunilha pode gerar os frutos da baunilha, tão aromáticos e saborosos, desde que sejam polinizadas pelo homem.

Continua depois da publicidade

Como plantar orquídea baunilha no seu jardim: passo a passo do cultivo - Reprodução Canva Como plantar orquídea baunilha no seu jardim: passo a passo do cultivo – Reprodução Canva

Continua depois da publicidade

Veja mais aqui: Como fazer vaso de garrafa pet para o seu jardim?
Como cultivar a orquídea baunilha
Compre a muda de orquídea baunilha em uma loja de jardinagem especializada. Geralmente elas virão em um substrato bastante fibroso, com um tutor central que ajuda no desenvolvimento da planta. Então, com a muda em mãos, transplante-a para um vaso maior, para que possa expandir ainda mais o seu crescimento.

Então, comece a preparar o seu vaso. Utilize um manta de drenagem ou algumas mechas de fibra de coco para “selar” o buraco debaixo do seu vasinho. Se o seu vaso também possuir furos laterais, tampe os buracos utilizando fibra de coco. Em seguida, cubra o material escolhido com algumas pedrinhas de argila expandida. Depois, cubra as pedrinhas com mais uma camada de fibra de coco e coloque a mistura de terra.

Utilize uma mistura de terra ou substrato que seja bem soltinho, fibroso e rico em matéria orgânica, para que os nutrientes penetrem no solo, gradualmente, a partir da sua decomposição. A orquídea baunilha (e as orquídeas de uma forma geral) precisa de um solo bem drenante. Suas raízes apodrecem em solos alagados, pouco oxigenados e compactados. Um substrato específico para orquídeas também poderá ser usado.

Leia mais aqui: Truques incríveis para remover manchas

Por fim, após colocar a terra, faça um berço e coloque o torrão de orquídea baunilha ali. Cubra até o final das raízes. Retire a estaca que veio com a sua muda e troque-a por um outro tipo de tutor, a estaca de fibra de coco, mais grossa e larga. Ademais, você pode comprá-la pronta, na maioria das lojas de jardinagem da sua cidade.

Enfim, enfinque-o na terra, próximo ao caule da orquídea baunilha, para que a verdinha possa se sustentar durante o seu crescimento. Entretanto, a sua orquídea provavelmente não vai enrolar naturalmente na estaca. Por isso, ajude-a no processo e amarre partes do seu caule, próximos da estaca, para que ela possa ser estimulada a crescer em espiral, subindo pela estaca. Está pronto!

Agora é só realizar a manutenção dessa espécie e cuidar para que a sua orquídea baunilha floresça. As dicas básicas de cultivo são: cultivo em meia sombra (sol pelo início da manhã e final das tardes, ela precisa de luz solar direta em algum horário do dia), regar frequentemente para manter o substrato úmido, adubação a cada 2 ou 3 meses (bokashi, adubos líquidos ou foliares), poda somente das folhas totalmente secas e atenção às pragas.

Não saia antes de ler: Salada Tropical: aprenda a fazer essa delícia com poucos ingredientes

Carregando comentários aguarde...
...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Ler mais